Psicologia Da Aprendizagem
Trabalho Escolar: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ka36 • 13/3/2014 • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 353 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – Psicologia da aprendizagem
Disciplina: Pedagogia
Profº. Presencial: SILVIA BELLA
Professora interativa: Helenrose A.da S. Pedroso Coelho
Tutor a distância: Nivaldo Costa
LIMEIRA- SP
2013
SUMÁRIO
Importância da psicologia para pedagogia...............................................................................03
Teorias da aprendizagem .........................................................................................................04
Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos..............................................05
Importância dos jogos no desenvolvimento infantil.................................................................06
Importância dos jogos no desenvolvimento infantil.................................................................07
Considerações finais......... .......................................................................................................08
Referências Bibliográficas.......................................................................................................09
DESENVOLVIMENTO
Relatório
Importância da Psicologia para a Pedagogia
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, como a emoção, a precepção, a inteligência e a emoção.
A psicologia contribui diretamente na educação auxiliando na prática pedagógica e ajuda o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seu saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino proporciona.
Devemos ter em mente que o papel da escola é atender os alunos promovendo total desenvolvimento, onde o educador é o mediador de seus alunos, favorecendo seu desenvolvimento em seu meio social, investigando o que a criança já sabe para a partir daí mediar novas situações de aprendizagem.
A psicologia mostra também que é através da interação entre professor e aluno que a aquisição do saber e da cultura acontece facilmente, portanto é fundamental o papel do professor nesse processo e sabendo através da psicologia o desenvolvimento da criança o professor pode adequar tempo, espaço e conceitos para melhor desenvolver atividades para aprendizagem de seus alunos.
.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Teorias Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional
Teoria verbal significativa É estruturado pela cognição;
O aprendizado ocorre de três formas: representação, conceitos e proposições,
É possível aprender novos conceitos através da interação do conhecimento que já possui com o novo conceito. Integração de novos conhecimentos, construção de saberes e formação do ser humano, através de novas descobertas por um processo dinâmico.
Teoria genética da aprendizagem O desenvolvimento se dá através das diversas formas de organizações e pensamentos, dependendo do estágio de desenvolvimento do aluno.
A aprendizagem ocorre por estágio de desenvolvimento: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto, operatório-formal. A interação da criança com o meio é eficaz, pois gera mais conhecimento, facilitando a aprendizagem como um todo.
Teoria sociocultural A aprendizagem ocorre através do relacionamento aluno-professor e interagindo com outros alunos.
O aluno deve estar inserido em um grupo social influenciando as transformações e aprendizagens dentro de si.
O desenvolvimento cognitivo acontece conforme sua idade, portanto sua aprendizagem
é limitada. A integração social entre eles é benéfica para a construção do ser humano.
A interação dos alunos, medida pela cultura pode levá-los a usar técnicas e conceitos aprendidos durante o esforço colaborativo para resolver situações de forma independente.
Teoria da Aprendizagem colaborativa Esta representa uma resposta teórica e metodológica proporcionando uma forma de ensinar e aprender que supera o paradigma tradicional de ensino, pois, engloba os sujeitos na transformação social. O aluno é um elemento ativo na construção e desenvolvimento do seu percurso individual, contudo, o contexto educativo deve criar situações para que este se desenvolva autonomamente.
Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos:
Os fatores que interferem no desenvolvimento são vários, dentre eles estão a hereditariedade que cada indivíduo traz consigo um potencial genético onde desenvolve a inteligência; mais, ou menos que o outro.
O crescimento orgânico tem bastante influência no desenvolvimento, pois é através do desenvolvimento orgânico que se obtém maturação neurológica passando por processos naturais de descobertas do corpo que acontece durante toda a vida.
A interação com o meio interfere significadamente também, pois depende do estímulo que o indivíduo tem em seu convívio familiar, social e cultural, onde ele assimila o que vê e se for estimulado continuamente o desenvolvimento será maior e obterá maiores resultados qualitativos e de suma importância para seu crescimento e desenvolvimento.
...