Quarenta anos de independência
Por: Loumondlane • 22/3/2017 • Abstract • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
Nome: Shelsia Óscar Madede
Quarenta anos de independência
Moçambique é um país que sofreu uma colonização portuguesa, a quando da chegada dos portugueses no século XIV, e desde então sofreu uma explorações rigorosas como: o trafico de ouro, marfim e a maior que foi o trafico de escravos, escravos esses que eram recrutados para os países estrangeiros e ate para países que fazem fronteira com Moçambique, em troca de bijutarias valiosas, tecidos de ceda, peras valiosas, etc. Moçambique, sendo um pais vulnerável e sem armas de qualidade para se defender do inimigo, a vulnerabilidade de Moçambique facilitou a entrada e a posse de terras pelos portugueses, isso fez com que o pais ficasse nas mãos dos português por muitas décadas. Mas apesar do sofrimento que os colonos nos trouxeram eles ergueram varias estruturas que nos são benéficas ate hoje, temos o exemplo da cahora Bassa, falo da barragem de cahora Bassa porque ela e muito importante para a vida dos moçambicanos porque ela e a única fornecedora de energia eléctrica para os moçambicanos.
Os portugueses implementaram os uma maneira de ensino muito rigorosa, que erra o ensino oficial que erra destinados para os filhos dos colonos e os assimilados, e o rudimentar para os negros esse ensino erra dirigido pelos padres católicos. Os assimilados , sofriam descriminações por parte dos filhos dos brancos e mesmo assim os assimilados seguiram firmes e fortes pelo objectivo que lhes uniu, que erra a independência. Os que tiveram a oportunidade de seguir com os estudos se uniram para uma grande batalha que erra a independência, muitos destes moçambicanos tiveram que fugir para e cuidar para que não fossem descobertos, e quem fosse descoberto tinha que voltar e repetir de novo o processo da fugas, porque eles não tinham condições de traçar o plano da independência sem apoio, e eles fugiram para procurarem apoio, porque sem apoio eles não teriam como seguir com o plano a diante. Eles traçaram um plano durante muito tempo, esse plano foi estudado e precisou de muito tempo de estudo para que não desse nada errado e a batalha fosse um sucesso.
O alcance a independência, foi uma batalha que teve inicio a 25 de Setembro de 1975, tendo como líder o Dr. Eduardo Mondlane que pela sua morte em 1969 não conseguiu chegar ate o fim da luta, e foi substituído pelo Dr. Samora Machel que com o apoio de guerrilheiros que aceitaram se juntar a ele par alcançar a independência, e finalmente, aos 25 de Junho de 1975 foi proclamada a independência de Moçambique e milhares de moçambicanos a partir desse dia eles puderam adquirir uma identidade própria e poder conquistar o respeito dos outros. Após a independência o país teve consequências positivas e negativas sob ponto de vista económico, politico e social. O país ficou completamente degradado, e foram perdidas varias infra-estruturas que levaria muito tempo para serem reconstruídas e precisaria de após externos para poder resgatar e que restou e reerguer o país. Mas dois anos depois da independência iniciou outra guerra, mas essa foi interna entre os membros do partido FRELIMO e os membros do partido RENAMO, e essa guerra foi intitulada” guerra do 16 anos, que foi mais uma guerra que a de desestabilização e que houve muitas persas humanas de pessoas inocentes e o abalo das infra-estrutura.
Moçambique um país que esta em via de desenvolvimento e que teve vários presidentes que lutam e lutaram pelo desenvolvimento do país com a ajuda de vários financiadores como: o Fundo Monetário Internacional e o Banco mundial. Ajuda essa que fez com que Moçambique erguesse a as suas infra-estruturas e também eles cometeram um erro que levou a falência a maior processadora de cajú que sustentava milhares de moçambicanos que tinham o seu sustento dependente do trabalho que a processadora lhes oferecia. Isso abalou a economia do pais e submetendo o pais a obter mais dividas. Nessa época o país foi obrigado a transformar as empresas em estatais e o preço dos produtos erra determinado pelo estado, e que fez uma população que não tina condições sem a possibilidade de adquirir os produtos por causa do preços exuberantes, e a base da economia erra agricultura, e ate alguns produtos agrícolas foram estatificado, falo mais das frutícolas e hortícolas, etc.
...