RESENHA DO FILME TERRA PARA ROSE
Por: Malveira12345 • 22/8/2017 • Trabalho acadêmico • 724 Palavras (3 Páginas) • 2.614 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA LETRAS ESPANHOL
JACQUELINE LOPES JANSEN
RESENHA DO FILME TERRA PARA ROSE
Montes Claros – MG
Julho – 2017
JACQUELINE LOPES JANSEN
RESENHA DO FILME TERRA PARA ROSE
Trabalho acadêmico apresentado a disciplina Crítica literária ministrada no 2º período do curso de licenciatura Letras Espanhol da Unimontes. Profª Andrea Cristina Martins Pereira
Montes Claros – MG
Julho – 2017
RESENHA CRITICA
DOCUMENTARIO TERRA PARA ROSE
O premiado documentario dirigido por Tetê Moraes, mostra a luta por terra e pela reforma agraria no Brasil da nova Republica.Os governantes prometem a reforma desde o tempo de Jango que se falava na tal reforma antes do golpe militar de 1964 onde Jango prometia o fim da miséria e da fome, de fato ele desapropriou varias terras improdutivas.
No Rio Grande Do Sul um grupo de sem terra tomam posse da fazenda Annoni, o processo começou em 1972,a fazenda era improdutiva,e os posseiros só queriam um lugar onde eles pudessem plantar e criar suas familías sem nenhum confronto e sem prejudicar ninguem.O governo prometeu assentar duas mil familías. Se passaram quatorze anos e areforma não saiu do papel . Em 1985 mil e quinhentas famílias ocuparam a fazenda Annoni.
Foi assim, que conhecemos a sem terra Rose, mulher corajosa, forte e decidida, gravida nos dias de ter o bebê foi com um grupo para o assentamento onde teve seu filho que se tornou o simbolo da vitoria daquele grupo.A espera foi muita ja eram mais de oito mil pessoas acampadas na fazenda Annoni esperando a terra prometida, sem nenhuma resposta dos governantes um pequeno grupo partiu para Porto Alegre para reivindicar o prometido, els se instalaram no estacionamento do incra.
Eles só queriam terra para plantar e cuidar de suas crias para seus sustento. Com base na religião pois havia um padre que cuidava da parte religiosa e levava para todos uma palavra de motivação em suas caminhadas o grupo levava uma cruz onde lenços de varias cores eram amarradas cada cor simbolizava algo.Depois de seis meses nada foi feito um outro grupo foi em caminhada até Porto Alegre e no percurso mais pessoas se juntavam ao grupo formando assim um grupo maior, eles pararam em igrejas, escolas e todos eram solidários oferecendo alimento e teto para eles descançarem.
A todo momento, Rose fala sobre o que acontece e de suas metas e as do grupo, a vontade de Rose era ir para Brasiliaconversar com o presidente para que a reforma agraria saisse do papel. Assim que chegaram em Porto Alegre o presidente da epoca José Sarney desapropriou algumas fazendas mais não era
...