Redes sociais e suas conseqüências, como a língua portuguesa e suas conseqüências, pedagogicamente
Projeto de pesquisa: Redes sociais e suas conseqüências, como a língua portuguesa e suas conseqüências, pedagogicamente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizcarlos.ske • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 342 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é nos fazer refletir sobre as redes sociais e suas implicações, enquanto língua portuguesa e suas implicações, de forma pedagógica.
Sabemos que nossa língua é variável, heterogênea e cada um faz uso dela conforme seu conhecimento prévio, que vem desde o nascimento, pois é o conhecimento e o saber que recebemos de nossos familiares.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente, a grande maioria da população estudantil tem acesso às redes sociais, isso nos prova o quanto a tecnologia tem uma enorme influência na vida de nossos estudantes, porém sabemos também o quanto a Língua Portuguesa é prejudicada com os “vícios linguísticos” utilizados erroneamente nesse mundo virtual.
O que acontece é que esse tipo de linguagem desregrada utilizada nas redes acaba surgindo efeito em sala de aula.
Resultado: “axo”, “xau”, “blz”, etc, passam a fazer parte das aulas de redação.
Por que crianças e adolescente passaram a utilizar a escrita de forma errada para se comunicar nos dias atuais?
Estudos comprovam que com o surgimento das redes sociais, a nova geração conectada a tecnologia, vem aprimorando a Língua Portuguesa a sua maneira. O propósito buscado por eles é fazer com que a escrita se torne mais rápida e funcional através de suas novas expressões.
Além dessas abreviações corriqueiras, deparamo-nos também com erros ortográficos absurdos que não são apenas cometidos por crianças e sim por adultos também. Exemplos constantes: começei, serto, muinto, com certeza, entre outros inúmeros que encontra-se por ai.
É notado também, por própria experiência, que esses erros ortográficos deixam as telas de computadores e passam a fazer parte de avaliações, atividades, trabalhos etc.
Foi perguntado a uma aluna de 10 anos, estudante do 5º ano, o porquê das abreviações utilizadas em suas redações. Sua resposta foi: “É costume do ‘chat da net’ e é mais rápido para teclar.”
Ao decorrer do ano letivo, os alunos criaram o hábito de trazer para sala de aula esses “ocorridos” encontrados por eles mesmos.
A proposta obteve um resultado positivo porque se tornou de uma atividade “chata”, por se tratar de português, para uma atividade “legal”, por estar no facebook, o que é algo prazeroso para todos.
...