Reflexões referentes aos 13 textos
Por: Louise Reis • 28/5/2017 • Relatório de pesquisa • 2.648 Palavras (11 Páginas) • 419 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS/INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS TREZE TEXTOS
LOUISE DA SILVA REIS – 1715136
POLO MURIAÉ
2017
SUMÁRIO
1 Introdução..................................................................................................................3
2 Reflexões dos Treze Textos...................................................................................3
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio......................................................3
2.2 O fax do Nirso.........................................................................................................4
2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ...................................4
2.4 Uma pescaria inesquecível....................................................................................5
2.5 A Folha Amassada.................................................................................................5
2.6 A Lição dos Gansos...............................................................................................6
2.7 Assembleia na Carpintaria....................................................................................7
2.8 Colheres de Cabo Comprido.................................................................................7
2.9 Faça parte dos 5%................................................................................................8
2.1 O Homem e o Mundo.............................................................................................8
2.11 Professores Reflexivos.........................................................................................8
2.12 Um Sonho Impossível?........................................................................................9
2.13 Pipocas da Vida....................................................................................................9
3 Referencias...............................................................................................................9
- INTRODUÇÃO
As reflexões a seguir apresentadas foram feitas através da leitura dos textos oferecidos no Livro-Texto da disciplina Pratica de Ensino – Introdução à Docência.
- REFLEXÕES DOS TREZE TEXTOS
2.1 Educação? Educações: aprender com o índio.
Quando se trata de educação, se faz necessário também refletir sobre a cultura de cada povo. No texto podemos ver que para os índios, a questão da educação é muito mais do que aprender a ler, escrever ou fazer contas… Para eles, o povo educado é aquele que sabe lutar como bravo guerreiro, aquele que é capaz de suportar ao frio e a fome, que é capaz de correr e ter, entre essas, outras habilidades. Para eles, nada servia toda aquela ciência estudada nas escolas do Norte, consideravam-se mais homens do que os brancos, pelo fato de saberem lidar melhor com as circunstâncias da vida em sua cultura. Enquanto para os jovens das “escolas dos brancos”, o modelo de educação era o de estudo das ciências, e não o estudo das atividades necessárias para a vivência junto aos índios.
Como dito: “Diferentes nações têm concepções diferentes das coisas”, entre essas coisas está a educação. Na maioria das vezes, as diferenças não são baseadas em nações, e sim em regiões com culturas diferentes. Cada região com uma diferente cultura possui uma educação própria. Muitas vezes, são culturas parecidas, o que faz com que a educação seja semelhante. Temos esse exemplo até mesmo na nossa nação, onde cada região possui sua própria cultura, muitas vezes semelhantes, mas raramente igual. Assim, podemos ver que a nossa própria nação apresenta diversas formas de educação cultural, enquanto a educação pedagógica é basicamente a mesma.
Sendo assim, é possível entender que a diversidade na educação vai muito além do processo educacional, envolve o processo cultural, as crenças, o saber, as ideias, entre outras vertentes da mesma. Quanto à escola, seu papel no processo educacional é ensinar ao aluno a ciência pedagógica e não a ciência prática. O que não diminui a importância de quem ensina, por mais que muitas vezes ensinem sua própria percepção da vida, ao invés de ensinar a percepção de toda sociedade, e por isso podemos considerar que muitas vezes “a mesma educação que ensina pode deseducar”, pois, pelo fato das culturas e entendimentos da vida serem diferentes, a mesma educação que é ensinada e boa para uns, pode ser ruim para outros.
É possível concluir que apesar das nações e culturas diferentes a educação dos índios era voltada para a vida prática, enquanto para os brancos, era voltada para a vida científica, pois como dito pelo índio: “sábios são aqueles que reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas”.
2.2 O fax do Nirso
Neste texto pode-se entender que cada posição na sociedade é importante. A educação escolar é importante? É claro que sim! Porém, existem outras habilidades que também devem ser avaliadas. Em “O fax do Nirso”, fica claro que o vendedor não tem a habilidade da escrita/fala, ou seja, da língua, porém, o mesmo é excelente nas vendas e é um importante vendedor, por vender tanto. O presidente da empresa, ao escrever o aviso, deixou claro que independente se o vendedor é bom ou não na fala, ele é ótimo na venda, que é sua área.
Obviamente, o estudo é um fator importante na sociedade, mas não é tudo. Existem diversas outras habilidades que se em conjunto com o estudo se tornam uma ferramenta necessária. A educação que nos é dada na escola, infelizmente, perde espaço para o mercado de trabalho, principalmente em funções que não exigem escolaridade, tendo em vista que a necessidade de dinheiro para sobreviver se faz grande.
2.3 A História da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
O texto “A história de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)” deixa claro que é importante ouvir todos os lados da história e ter opinião sobre isso. Nem sempre o lado que conta a história é o que está certo. Pode-se perceber isso nessa história quando o lobo insinua ao leitor que quem invadiu seu espaço foi a velhinha. Sim, a floresta é o habitat natural dos animais. Ao construirmos casas, estradas, entre outros, invadimos seu espaço.
...