Relatório de estágio curricular
Por: Tassianast • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.686 Palavras (23 Páginas) • 381 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente estágio tem como objetivo, observar e analisar o desenvolvimento do ensino no Colégio Municipal Rio Branco, também tem o intuito de observar de que maneira são construídas e praticadas as aulas de Língua Portuguesa. Objetiva também como o professor conduz a aprendizagem e como se processa a apreensão do conhecimento pelo aluno.
Este estágio também se propôs a analisar como se dá a interação e dos alunos com os professores, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o graduando em Letras e futuro professor, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula.
O referido relatório confere propostas, dados de identificação da escola, entrevista com o professor regente de Língua Portuguesa, diários de observação e considerações finais.
O relatório de estágio será desenvolvido sobre o Colégio Municipal Rio Branco, que fica na cidade de Visconde do Rio Branco, no estado de Minas Gerais.
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O presente relatório é resultado das observações feitas no Colégio Municipal Rio Branco, que fica localizado na cidade de Visconde do Rio Branco em Minas Gerais.
A diretora da escola Maria Tereza Amin e suas vice-diretoras trabalham com cordialidade e muita competência na gestão da escola.
O Colégio Municipal Rio Branco, é muito amplo e possui o ensino fundamental II e ensino médio, é um colégio muito bem falado na região por tamanha infraestrutura e educação de excelente qualidade.
A escola está sempre engajada em propiciar projetos que trabalham a autoestima dos alunos, e desenvolvimento profissional deles.
A clientela atendida no colégio é bem diversificada, vai desde alunos de classe média baixa a alunos de classes mais abastadas, por sua grande infraestrutura ele consegue adaptar-se a todos os alunos desde alunos com problemas sociais a alunos com deficiência física.
A escola trabalha com projetos de educação integral como forma de retirar das ruas alunos que possam partir para a criminalidade, por isso o Colégio empenha-se em produzir atividades esportivas para auxiliar na educação de seus alunos.
2 RELATO COM BASE NAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A função do professor é de grande responsabilidade, pois ele tem que ensinar sua matéria, trabalhar a união e cooperação de todos dentro de um mesmo ambiente, apesar dos baixos salários, da desvalorização de sua categoria, os problemas de infraestrutura das escolas públicas, o nível intelectual dos alunos e principalmente o desinteresse das famílias por seus filhos, ás vezes parece que o professor se encontra só em um caminho escuro e sem luz no final.
A contribuição do professor para o futuro dos alunos é de grande importância, ele contribui não só com as disciplinas pedagógicas, mas também a imagem dele como ser humano adulto, são como se o aluno estivesse todos os dias se olhando no espelho.
O professor é a porta de entrada para a mudança, visto que a partir dele juntamente com a escola, que o aluno tem a possibilidade de a partir do presente mudar o futuro; o profissional da educação é visto como alguém que “coitado” escolheu a profissão errada, mas todos devem saber que o país só muda se a educação melhorar, não adianta apenas nas campanhas políticas dizerem que vão fazer isso ou aquilo para a educação se eles mesmos tem um grande medo da melhora da educação, por que pessoas educadas realmente aprendem a pensar, e pessoas pensantes não votam em pessoas corruptas ou de índole duvidosa.
O professor de Letras anda subjulgado e até desmotivado, visto que as tecnologias estão prejudicando o ensino da Língua Portuguesa. O professor quer ensinar um Português bonito, formal, mas os alunos não se interessam, pois acham que não necessitam dele para nada, o que é um absurdo, mais do que nunca temos que valorizar o nosso idioma que é tão complicado, mas cheio de palavras interessantes e bonitas, para os alunos ele não é necessário já que o computador é capaz de corrigir erros qramaticais e também por que no mundo virtual eles podem escrever como quiserem.
Para o professor é difícil competir com a tecnologia, mas precisa tentar, pois se não estaremos transformando nosso lindo idioma em dialetos rebuscados, estranhos e cheios de gírias.
3 OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola possui 30 salas de aula, onde são 27 para o ensino regular e três para projetos de escola. Possui também sala da direção, sala de professor, laboratório de informática, laboratório de ciências, uma quadra de esportes coberta, piscina, cozinha, biblioteca, banheiros nas quadras, os banheiros são adaptados á alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, também possui dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida. Possui também banheiros dentro do prédio da escola.
Os equipamentos da escola são: uma televisão, vídeo cassete, DVD, antena parabólica, retroprojetor, data show, impressoras e uma copiadora multifuncional.
A escola também possui bebedouros com água filtrada e gelada, rede de esgoto e acesso a internet, possui refeitório, cerca de 80 funcionários incluindo professores, auxiliares de serviços gerais e administrativo da escola.
A escola também possui um conselho escolar que serve para dar informações e parecer a respeito dos alunos sobre os aspectos pedagógicos e para opinar sobre a organização, adequação e aperfeiçoamento do PPP e de projetos voltados aos alunos. O conselho também opina sobre suspensões e cancelamentos de matrículas de alunos, também sobre a formação de cada aluno que não tenha atendido nota satisfatória e identificar esses alunos que não teve aproveitamento suficiente durante
...