Resenha A Trajetória do Herói
Por: modolo26 • 24/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.669 Palavras (7 Páginas) • 309 Visualizações
Universidade Presbiteriana Mackenzie
GABRIELA DA CUNHA MODOLO
FERNANDA SALES
A Trajetória do Herói
São Paulo
2016
GABRIELA DA CUNHA MODOLO
FERNANDA SALES
A Trajetória do Herói
Trabalho apresentado a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Magistra Eliane Cristina Prado dos Santos.
São Paulo
2016
RESUMO
Este trabalho aborda assuntos relacionados a cultura clássica, tendo como base o livro “Odisseia” de Homero e mais precisamente sobre a trajetória do herói Odisseu e seu filho Telêmaco e também sobre Penélope como mulher ideal.
SUMÁRIO
1.Trajetória do Herói: História de Odisseu ...........................................................04
2. Doze passos do herói: 2.1.Odisseu......................................................................................................... 06
2.2.Telémaco...................................................................................................................0x
3. Penélope: mulher ideal....................................................................................0x
4. Comentário......................................................................................................0x
5.Referência bibliográfica....................................................................................0x
1. Trajetória do Herói
- História de Ulisses
As aventuras de Ulisses ou em grego Odisseu, que é um personagem da Ilíada e da Odisseia, de Homero que foi um poeta épico da Grécia Antiga. Odisseu era o rei de ítaca, uma ilha grega do mar Iónio e era casa com Penélope e tiveram um filho, Telémaco sendo que o rei era bem próximo ao seu povo.
Quando o príncipe troiano, Páris raptou Helena, a rainha de Esparta a mulher mais bela do mundo e esposa de Menelau, rei de Esparta. Menelau prepara uma expedição contra Tróia, na qual Ulisses tomou parte importante.
O cerco e a guerra de Tróia duram dez anos, Ulisses tem papel importante sendo combatendo na guerra, quer usando sua sabedoria para resolver conflitos ou persuadir os ouros, quer, sobretudo, usando da sua astúcia para vencer dificuldades ou imaginar estratégias para vencer os troianos.
O mais famoso feito de Ulisses foi o famoso cavalo de Tróia que garantiu vitória aos troianos. Fingindo levantar o cerco e abandonar a guerra, os Gregos deixam um enorme cavalo de madeira às portas de Tróia, como se fosse uma oferenda aos deuses, colocam-se nos barcos e simulam partir, mas na verdade eles estavam dentro do cavalo que foi dado a Tróia como sinal de paz e vitória esses guerreiros eram comandados por Ulisses. Os troianos não deram ouvidos aos que os avisavam de que era para desconfiar dos presentes dos Gregos e abriram as portas para levar o cavalo para dentro da cidade. Logo depois os troianos iniciam uma festa de comemoração, até que na calada da noite quando todos estavam dormindo, cansados da festa e devido ao excesso de vinho, foi ai que os guerreiros ocultos dentro do cavalo saíram, sendo que o primeiro deles era Ulisses e dessa forma arrasaram Tróia e massacraram sem piedade a cidade e seus habitantes, assim acabando definitivamente a guerra de Tróia.
Terminada a guerra, todos os gregos regressam à pátria (Ítaca). Ulisses enfrentou a animosidade de alguns Deuses, tempestades que o desviaram da rota, tentações de mudar seu destino como quando, na ilha de Calipso, a ninfa lhe ofereceu amor eterno e a mortalidade se ele ficasse com ela, encontros com perigosos seres como Circe, a temível feiticeira que transformou muitos marinheiros de Ulisses em animais sendo que assim foram inúmeros obstáculos que ele teve que enfrentar e superar.
Depois de perder todos os companheiros, Ulisses conseguiu chegar a Ítaca. Vinha envelhecido e cansado, e só o seu cão, Argos, que esperou vinte anos pelo dono, o reconheceu, antes de morrer. Reconheceu-o também, sob a aparência de um mendigo, a sua ama, quando lhe lavou os pés e neles viu uma cicatriz que Ulisses tinha desde criança.
A mulher esperara-o, fiel e resistente aos inúmeros pretendentes que com ela queriam casar, para reinarem sobre Ítaca e se apoderarem das riquezas de Ulisses, que todos julgavam morto. Depois de repor a ordem no palácio e no reino, o herói pôde finalmente viver em paz. Mas há quem diga que a sua sede de aventuras não cessou e que foram muitas as viagens que empreendeu e as cidades que fundou.
2. Doze passos do herói:
2.1. Odisseu
1) Mundo comum – O ambiente em que o personagem ou herói conhece bem, a zona de conforto. É a vida cotidiana e suas atividades: a casa, o trabalho, a escola, a academia. No caso de Odisseu é sua casa/reino em Ítaca.
2) O chamado da aventura – É quando o herói dá conta de que as coisas à sua volta vão mudar. É o mesmo que um profissional que se vê obrigado a sair da mesmice. Em Odisseia o herói se dá conta que as coisas vão mudar quando é chamado para ir à guerra de Tróia, não tendo outra escapatória.
3) Recusa do chamado – Inicialmente o personagem recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura. Geralmente, porque tem medo. Logo, porém, vem uma motivação desconhecida. No início Odisseu recusa, pois, teria que deixa sua família e seu reino, mas acaba aceitando a jornada.
4) Palavra do mentor – O herói encontra o mentor, que o convence a aceitar o chamado e passa a ser o responsável pelo desenvolvimento de suas habilidades. Odisseu aceita o chamado quando a Deusa Atena diz que esse é seu destino.
5) Travessia do limiar – É o ponto no qual o herói deixa os limites conhecidos de seu mundo e se aventura em um ambiente novo, desconhecido e perigoso. Em Odisseia é quando Ulisses aceita participar da guerra de Tróia, que é o desconhecido pois são em outras terras.
6) Aliados e inimigos –Entrando no novo mundo, o herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos. Assim, ele aprende as regras desse ambiente. Odisseu ao chegar em Tróia enfrenta seus primeiros inimigos, os troianos, mas depois quando a guerra acaba, ele enfrenta novos inimigos como o Deus Poseidon, que dificulta sua ida para Ítaca.
...