Resenha Critica Fernando Pessoa
Por: Warles Lima • 2/11/2016 • Resenha • 857 Palavras (4 Páginas) • 2.899 Visualizações
RESENHA CRÍTICA FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS
Fernando Pessoa homem magnifico, culto e letrado, homem que veio da linhagem de ‘’ cônsul ‘‘, seu pai. Estudou por interesse em uma biblioteca Nacional, onde leu livros de Filosofia, Religião, Sociologia, e Literatura Portuguesa. Vivia nas casas de parentes ou ora alugava uma casa e morava sozinho, sobretudo criativo a ponto de inventar movimento como o interseccionismo de inspiração cubista estridente semi-futurista e sensacionismo.
ALBERTO CAEIRO ERA...
OBJETIVISTA E BUSCAVA OBJETIVO ABSOLUTO ‘’ A SENSAÇÃO DAS COISAS COMO SÃO, ERA OPOSTO AO INTELECTUALISMO E ABSTRAÇÃO OU SEJA, O MENOS CULTO.
DOS HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA. ERA SIMPLES, BUCÓLICO, MATUTO.
RICARDO REIS MONARQUISTA, ADMIRADOR DA CULTURA CLÁSSICA, AUTODIDATANA LINGUA GREGA E FORMADO SOLIDAMENTE NA LINGUA LATINA E MITOLOGIA, FORMAÇÃO NEOCLASSICISTA, HARMONIA, AMOR, NATUREZA, OLHA VIDA COMO VALIDA.
ALVARO DE CAMPOS. HOMEM QUIETO, RAIVOSO, HOMEM MODERNO, SABE FILOSOFIA, POESIA INTIMISTA, TABACARIA.
BERNARDO SOARES É CHAMADO COMO O SEMI-HETERÔNIMO DE FERNANDO PESSOA JÁ QUE DENTRE OS SEUS HETERÔNIMOS É O QUE MAIS SE ASSEMELHA COM ELE FERNANDO PESSOA EU MESMO “MINHA PERSONALIDAE NÃO É DIFERENTE DA MINHA, MAS UMA SIMPLES MUTILAÇÃO DELA, MENOS RACIOCÍNIO E AFECTIVIDADE”.
PONTOS DE ATRITO E CONTATO ENTRE ELES;
Fernando Pessoa “eu mesmo”, nos revela que sua grande sabedoria torneada de escolhas e premiada por obras que ate hoje são pesquisadas e o seu nome tido como um ícone litúrgico comparado a ‘’ Camões ‘’ e dentre os seus heterônimos Reis Ricardo é um ponto em que assemelham, devido à cultura, inspiração, fineza coloquial.
Agora o oposto a estes com certeza é Alberto Caeiro devido o que menos conhece gramatica e oposto ao intelectualismo, mas era objetivo e direto nas decisões da vida, homens dos campos, mas atento à realidade á sua volta.
Álvaro de Campos homem nervoso, raivoso, agitado, homem moderno e intimista e saudosista e melancólico tanto que tabacaria percebeu isso;
‘’não sou nada nunca serei nada ‘’Álvaro de campos em parte se assemelha com Alberto CAEIRO. Enfim Bernardo Soares é o que mais se assemelha com Fernando pessoa ‘’ eu mesmo’
Resenha final...
Evidentemente podemos perceber o quanto é valiosa a grande alegria e motivação em que Fernando Pessoa, (EU MESMO) nos proporciona nestas leituras. Um homem que perde o pai cedo e sua fragilidade se transforma em criatividade, homem decidido e vitorioso por esforços cotidianos e exemplares pra todos nós.
Alberto Caeiro representa o homem do campo, vida urbano e matuto, mas com certeza não teve o privilegio de nascer em uma família com condições de estudar em uma boa escola, berço de ouro e por isso tinha aversão ao intelectualismo.
Será que nossa vida hoje não se assemelha com o modo de vida dele, que não tivemos chance de estudar em uma boa escola e hoje somos vitimas do medo de não querer aprender, pois fomos ensinados pela sociedade injusta a ter medo de tentar e se acomodar com nossa vidinha aplaudindo os outros e sendo meros expectadores no palco da nossa vida?
Mas por outro lado Alberto Caeiro nos ensina o valor de sermos objetivos nas nossas decisões da vida, corajosos pra enfrentar os obstáculos do dia e a fortaleza de ter amigos sinceros ao nosso lado, quem é sincero às vezes não tem muitos seguidores, mas ficam aqueles que gostam da gente como nós somos efetivamente.
...