Resenha Memorias postumas de bras cubas
Por: Willian Mota • 20/4/2016 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas retrata a vida de um menino rico, Brás Cubas, da elite brasileira do século XIX. O texto nos mostra os problemas da sociedade de época (1881) e os quais existem até hoje, retratando o humor e a ambiguidade, começando de forma inusitada, onde a qual um defunto conta sua história.
Brás Cubas era um jovem rico, festeiro, galanteador e até avarento que gastava muito dinheiro com as mulheres e em certo dia conhece uma jovem chamada Marcela, prostituta de luxo, pela qual se apaixona e mantem um romance. Porém seu pai descobre os gastos do filho com a prostituta, assim, o envia a Europa para estudar. Virgília, casa-se com Lobo Neves, sendo ele eleito Deputado, assim, restando a Virgília apenas interesses, contudo ama Brás que mantem um romance às escondidas.
Lobo Neves recebe um convite para ser presidente de uma província em outra localidade e Brás vendo que tudo entre ele e Virgília estava acabado tem uma surpresa em ser convidado por Neves a fazer parte dessa jornada. No entanto, Lobo Neves recebe uma carta anônima, na qual contava a traição da esposa com o amigo e ele abalado desiste de levar Brás e viaja com a esposa.
Com alguns tempos depois Brás entra na carreira de político se tornando Deputado e em uma reunião na assembleia encontra com Lobo Neves e Virgília que não tinha mais a mesma aparência de antes, assim, chega ao fim o amor entre os dois.
Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma importante obra de Machado de Assis, pois são abordados vários fatores da sociedade contemporânea, bem como, o adultério, a prostituição, a ambição, a traição e entre outros fatores que são camuflados. A narrativa não segue uma sequência linear, ela ocorre conforme as lembranças e pensamentos do narrador que relata ou interrompe conforme a sua conveniência.
...