Resenha: Til é um romance de José de Alencar
Por: Andressa Gonçalves • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 537 Visualizações
Página 1 de 5
- Til é um romance de José de Alencar. É um romance regionalista, que é um novo estilo de prosa romântica.
- Se passou em Campinas no século XIX
- Til, personagem central. Seu nome é Berta. É uma heroína, bondosa, que se sacrifica em prol da felicidade dos outros.
- O livro conta a história de Berta, sendo que às vezes a narração volta ao passado para explicar o presente.
- Besita – pobre, porém bonita e objeto de desejo. Gostavam dela: Luís Galvão (jovem fazendeiro – rico); Jão (órfão criado junto com Luís Galvão)
Besita gostava de Luís Galvão, que só não se casa com a moça por ela ser pobre.
- Pai de Besita influencia-a para se casar com Ribeiro (comerciante)
- Logo após o casamento (antes da lua de mel), Ribeiro recebe carta e viaja para resolver problemas de herança ficando anos afastado. Nesse período, o Luís Galvão procura sorrateiramente por Besita.
- Luís Galvão bate à porta da casa de Besita, que estava escura, fazendo com que ela pensasse que ele era o marido e acaba dormindo com ele. Quase que um estupro. Ela percebe que não é o marido no meio do ato.
- Besita engravida, e nasce Berta.
- Nesse período, Jão não perdoa Luís Galvão por não ter se casado com ela, pois ele era a pessoa certa para Besita. Jão aceitava que eles ficassem juntos.
- Ribeiro retorna. Vê que Besita tem uma filha. Essa filha não é dele. Ribeiro surta, e mata Besita. Jão não consegue evitar que ela morra. Mas antes de morrer, Besita pede que Jão salve e cuide de Berta, que passa a viver com Nhá Tudinha e seu filho Miguel, que cresce com Berta (uma irmã de criação). Miguel se apaixona por Berta.
- Zana, a empregada de Besita, vê a morte de sua patroa enforcada pelas próprias tranças, causado pelo Ribeiro. Zana enlouquece.
- Jão fica muito furioso com o acontecido. Ele se torna matador de aluguel. Fica conhecido como Jão Fera. Muito temido na região.
- Ribeiro some.
- Após 15 anos, Ribeiro volta irreconhecível, com o nome de Barroso. Ele queria se vingar do Luís Galvão. Por isso, contrata Jão Fera, que não o reconhece.
- Nesse meio tempo, Berta e Miguel, estavam indo para a casa de Luís Galvão. Berta sem querer descobre uma cilada para o Luís Galvão, pois ele iria fazer uma viagem para fora da fazenda. Ela impede que Jão Fera, a mando de Barroso mate Luís Galvão, seu pai biológico.
- Na segunda tentativa, Barroso, tem a ajuda de alguns escravos da fazenda e incendeia o canavial de Luís Galvão, durante uma festa comemorativa. Ao tentar apagar o fogo sozinho, Luís Galvão leva uma pancada na cabeça. Quando ele vai ser lançado no canavial em chamas, ele é salvo por Jão, que mata os responsáveis pelo incêndio com exceção de Barroso.
- Jão Fera, acaba sendo preso por ter matado um monte de gente nesse incêndio.
- Sabendo que Jão estava preso, Barroso planeja outro ataque à Luís Galvão. Desta vez, ele iria matar Berta. Barroso se aproxima de Berta, que está com Zana, mas nesse momento chega o Jão, que tinha acabado de se libertar. Jão mata Barroso/Ribeiro de forma violenta.
- Brás, sobrinho de Luís Galvão, tinha problemas mentais. Ele era criado na casa de Luís Galvão. Brás leva Berta para ver a cena da morte de Barroso, assassinado por Jão. Berta fica horrorizada e foge. Jão sabendo que a moça o desprezava, a partir de então, se entrega para a polícia.
- Brás era considerado idiota pela sociedade. Completamente excluído pela família. Brás era apaixonado por Berta, pois tudo que ela falava, ele fazia.
- Berta tinha pena, carinho por Brás, mas não correspondia ao seu amor. Ela ensina Brás a rezar e começa a alfabetizá-lo.
- Brás tem grandes dificuldades em aprender, mas ele só decorava o acento til, que o encantava.
- Para facilitar o aprendizado, Berta se auto nomeia “Til”. E passa a ensiná-lo relacionando cada letra do alfabeto com algo que ele conhecia.
- Luís Galvão resolve contar toda a verdade a sua atual esposa, Dona Ermelinda. De início, ela se entristece, mas depois passa a apoiar o marido, dizendo que ele deve reconhecer Berta como filha.
- O filho de Luís Galvão, Afonso, era apaixonado por Berta. Isso pode ter ajudado Luís Galvão a tomar a decisão de contar a verdade. Pois Berta e Afonso não poderiam ter nada, eram irmãos.
- Luís Galvão e Dona Ermelinda procuram Berta e contam tudo, exceto partes desagradáveis.
- Jão foge mais uma vez da prisão e vai à procura de Berta. Berta pede que Jão conte toda a verdade sobre Besita, sua mãe. Jão o faz.
- Berta se emociona e abraça Jão, dizendo que ele sempre cuidou dela. Ela considera Jão como pai, e não Luís Galvão. Aí ela entende todas as atitudes de Jão.
- Luís Galvão vai embora da fazenda e pede que Berta vá morar com ele. Porém, ela não aceita, e pede que ele leve em seu lugar o Miguel para ele ter condições de estudar. E obviamente, para se casar com Linda, a filha de Luís Galvão.
- Todos vão embora, Berta fica na fazenda com Jão Fera, Brás e Zana.
Berta (Til) – filha bastarda de Luís Galvão com Besita. Muito bonita e graciosa. Personagem central e exerce grande influência sobre os outros personagens.
Miguel – filho de Nhá Tudinha, irmão de criação de Berta. Ele era apaixonado por Berta. ELE chamava a Berta de “Inhá”. Por ser pobre, Miguel busca estudar para ter condições de se casar com Linda.
Linda e Afonso – filhos do Luís Galvão e Dona Ermelinda. Afonso também é apaixonado por Berta, sem saber que ela é sua irmã de sangue.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com