Resenha "a Carroça de Feno"
Por: Juliana Maschio Favero • 22/9/2016 • Resenha • 523 Palavras (3 Páginas) • 644 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno:
RA:1636672
Polo
Francisco Beltrão
2016
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como desígnio estabelecer a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
Durante o transcorrer do curso Estudos Disciplinares III, tivemos contato com textos verbais e não verbais para aperfeiçoar o nosso olhar em relação aos diversos tipos de imagem e as informações que cada uma delas traz.
Precisamente busca-se avaliar um texto não verbal em termos do percurso do olhar. Selecionamos e analisamos a obra “A Carroça de Feno, 1821” de John Constable[1].
TEXTO NÃO VERBAL ” A CARROÇA DE FENO”.
Hoje em dia estamos cercados de elementos não verbais sejam elas por meio de imagens, sons e animação, não apenas por meios de sinalizações, mas também através de charges, comerciais, histórias em quadrinho e revistas sempre com o desígnio de que o leitor descubra o que o texto quer mostrar.
Diferente do texto escrito o texto não verbal prende a atenção do leitor com mais facilidade. Ao se avaliar um texto não verbal é nítido que o plano de conteúdo e o plano de expressão estão integralmente unidos, pois, o plano de conteúdo que é o significado e ainda a tematização do texto será representado no plano da expressão por diferentes formas, como um quadro, um desenho, uma pintura, uma canção entre outros.
Na teoria da semiótica os textos podem ser verbais, não verbais e sincréticos, pode ser classificada de forma linear e pictórica, passando assim a informação sem necessidade obrigatória de algo escrito, ou seja, texto é a relação entre o plano de expressão e o plano de conteúdo
A imagem 1 do anexo - “A Carroça de Feno, 1821” de John Constable, apresenta uma cena da vida do artista onde o plano conteúdo é representado pela concordância entre a carroça de feno, os homens os animais e cada detalhe do cenário, no seu plano de expressão é exibido em um desenho com estilo pictórico onde se pode observar uma sucessão de marcas misturadas com cores escuras e um jogo de sombra e brilho misturando essas cores aperfeiçoando a imagem. Isso é bem visto também nos elementos naturais, em que o efeito de luz do céu tem o jeito de nos transmitir uma combinação de chuva rápida seguido do sol.
Por fim, analisando que, na relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar., o mais importante não é o “objeto” em si, mas os diferentes pontos de vista que sobre ele se constroem.
CONCLUSÃO
Neste sentido concluímos que a ligação entre um texto verbal e não verbal é bem clara. Texto verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação, o não-verbal é o uso de imagens, formas, desenhos, emblemas, dança, tom de voz, postura corporal, imagem, música, gesticulação, escultura e sinais como meio de comunicar-se.
...