Resenha do artigo "JORNALISMO CIENTÍFICO: DIVULGAÇÃO OU DISSEMINAÇÃO, E SUA RELAÇÃO COM OS CIENTISTAS"
Por: Isabela Caroline • 22/11/2018 • Resenha • 656 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
Universidade Regional de Blumenau [pic 1]
Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras – CCEAL
Departamento de Letras
Disciplina: Linguagem Científica
Professora: Thais de Souza Schlichting
Aluna: Isabela Caroline Garcia
COLOMBO, M. E.; LEVY, D. P. C. JORNALISMO CIENTÍFICO: DIVULGAÇÃO OU DISSEMINAÇÃO, E SUA RELAÇÃO COM OS CIENTISTAS, publicado na 8º Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Disponível em: http://www.casperlibero.edu.br.
Macri Elaine Colombo, mestranda do Curso de Jornalismo do PPGCCOM da Universidade Federal do Amazonas, e Denize Piccolotto Carvalho Levy, orientadora do trabalho e também professora Doutora do Curso de Jornalismo do PPGCCOM da Universidade Federal do Amazonas, são as autoras do artigo aqui resenhado, este que tem como objetivo oferecer uma reflexão e debate quanto ao jornalismo ser uma ciência.
Sabe-se a importância do jornalismo na hora de disseminar informações, estas que também englobam a área científica. O artigo “Jornalismo científico: Divulgação ou disseminação e sua relação com os cientistas” nos traz uma gama de autores referentes a esse assunto que nos proporciona uma visão ampla do tema. As autoras conseguem nos contextualizar muito bem acerca do tema, e o embasamento teórico utilizado é vasto. Na primeira parte do texto, logo após a introdução, diversos autores são referenciados expressando suas opiniões e apesar de abordarem a mesma questão, contém uma diversidade grande de posições. Todavia, mesmo tendo uma variedade de informações, tem-se uma concordância de que o jornalismo científico auxilia na divulgação da ciência e não que realiza
ela.
Na segunda parte do texto é exposto se o jornalismo científico seria uma divulgação ou disseminação científica, novamente é expresso as opiniões de autores referenciados e as autoras apontam como a divulgação científica pode beneficiar o jornalismo dessa área, e que há certos padrões a se seguir. Ainda que exposto as informações sobre o jornalismo científico ser divulgação ou disseminação científica, segundo as autoras:
estes conceitos são insuficientes para diferenciar divulgação científica e jornalismo científico, pelo fato de não importar se a pessoa é especialista da área jornalística ou não. Portanto, compreendemos a perspectiva de Bertolli Filho (2006) quando o mesmo expõe que o importante é que haja a propagação da ciência. (COLOMBO; LEVY, 2018)
A terceira parte apresenta o avanço da divulgação científica atualmente, e a necessidade que há em propagar essa ciência para que o analfabetismo científico seja superado, analfabetismo esse que pode ser explicado pela falta de interesse de pessoas leigas quanto à temas científicos. As autoras prosseguem com a visão da necessidade de estimular afeição das pessoas quanto à ciência, e trazem algumas sugestões para isso. Ao chegar nesta parte do artigo, apesar de interessante, o assunto começa a ficar maçante, novamente é exposto opiniões de autores referenciados sobre a questão abordada e há uma diversidade de informações.
...