Resumo do livro Suor JOrge Amado
Por: julia154961 • 3/9/2017 • Relatório de pesquisa • 287 Palavras (2 Páginas) • 2.109 Visualizações
Livro: Suor
Autor: Jorge Amado
Resumo
A obra Suor conta a história de vários moradores de um prédio, são mais de 160 quartos e mais de 600 pessoas, onde retrata o cotidiano de miséria, sujeira, onde viviam em péssimas condições, ali, o suor de cada um, seu trabalho e sua intimidade são bem relatados.
O livro e baseado em varias histórias, cada capítulo conta a historia de um personagem. Nesse prédio vivem prostitutas, velhos, novos, tuberculosos, mendigos, entre outros.
Uma das personagens em destaque é a Linda, ela era sustentada pela madrinha Dona Risoleta. Moravam em um dos quartos no sótão, Linda não trabalhava; era criada com mimos e passava seu tempo lendo romances. O sonho de dona Risoleta era que ela se casasse com um homem rico e bonito, mais a dona Risoleta foi para o hospital por causa da tuberculose e assim sua vida tomou outro rumo.
Existe um mendigo que vivia na escada suja, sem higiene e se sustentava pedindo esmolas e sempre divide a sua comida com um rato. Um dia ele foi ao hospital por causa de uma ferida no pé, a vigilância sanitária foi chamada e assim causando uma grande confusão, e um dos moradores acaba sendo morto.
O livro também conta a historia de umas mulheres prostitutas que muitas vezes se vendiam para garantir o almoço. Existem também vários trabalhadores, um deles o Artur que era um mecânico e em um acidente na fabrica perde os braços e também perde o emprego, mas não desiste e arruma um serviço fazendo propaganda de lojas.
Existem vários outros personagens, como disse eram mais de 600 pessoas que viviam ali, naquele prédio. E o livro termina com uma moça de vestido azul que se casa com um homem lindo e rico.
...