TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo a definição etimológica a palavra Metodologia vem do grego “Meta”

Por:   •  13/2/2017  •  Seminário  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  1.454 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo a definição etimológica a palavra Metodologia vem do grego “Meta” = ao largo, “Odos” = caminho, “Logos” = estudo. Além dessa definição existe outro conceito, que é: a metodologia como uma disciplina que apresenta vários métodos para o estudo, ou seja, vários caminhos para o estudo.

Estudar é o ato de adquirir conhecimento de algo através da análise, observação, apreciação e reflexão para melhor compreender e entender as coisas que nos cercam. Para isso, contamos com o auxilio da Metodologia que apresenta instrumentos para o estudo e o aprendizado do aluno, no entanto, nem todos os alunos tem o mesmo conhecimento, alguns estudam e não aprendem e outros aprendem sem estudar.

Segundo Severino, em Metodologia do Trabalho Científico, os instrumentos que auxiliam o estudante universitário a crescer descobrindo e inventando são os recursos técnicos, que são as técnicas de estudo para o desenvolvimento do trabalho intelectual; os recursos conceituais, que são os conceitos fundamentais e de informações do ponto de vista teórico e histórico para a formação do aluno na sua especialidade e nas áreas afins; os recursos lógicos, que são as técnicas utilizando o raciocínio lógico para o conhecimento.

A metodologia científica, no que se diz respeito à universidade, não é um amontoado de técnicas, no entanto elas existem, uma vez que esta disciplina deve esta sempre relacionando e servindo uma nova proposta de universidade e conhecimento através da capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os fatos da realidade, com isso a metodologia pode ajudar na crise da universidade. A universidade é um conjunto de órgãos e procedimentos que muitas vezes não se articulam, o que provoca uma série de crises na estrutura universitária, como as crises conjunturais, políticas, estruturais, intelectuais e ideológicas.

A metodologia científica divide-se em duas partes principais: a teórica e a pratica. A parte teórica aborda o problema da natureza do conhecimento e do método cientifico; a natureza de verdade e da evidencia como critério da verdade. A parte pratica compreenderia a produção cientifica do aluno e, portanto, diz respeito ao problema da economia e da eficiência na vida do estudante; às técnicas e métodos para o estudo da realidade visando aumentar o rendimento dos alunos, uma vez que a metodologia cientifica fornece instrumentos simples para a realização de pesquisas, trabalhos acadêmicos e trabalhos científicos, a fim de apoiar o universitário, formar o espirito crítico do estudante para analise, reflexão e participação dos fatos sociais da sociedade de que faz parte, auxiliar em uma formação profissional competente do estudante e desenvolver as capacidades e habilidades do universitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com