Semana da Arte Moderna
Por: Jesuã Rodrigues • 19/4/2016 • Projeto de pesquisa • 269 Palavras (2 Páginas) • 502 Visualizações
INTRODUÇÃO
Ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, a Semana de Arte Moderna com o objetivo de mostrar tendências artísticas que vigoravam na Europa, porém não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas estéticas européias mais conservadoras. O idealizador do evento foi o pintor Di Cavalcanti.
DESENVOLVIMENTO
Intelectuais brasileiros se viram em um momento a abandonar os valores estéticos antigos, em um período repleto de agitações, para dar lugar a um novo estilo completamente ao contrario.
No Brasil, o campo da literatura teve o maior descontentamento com a estilo anterior, com maior ênfase na poesia entre os escritores modernistas. Na pintura, destaca-se Anita Malfatti a qual realizou a primeiro exposição modernista em 1917, porém suas obras foram escandalizadas na sociedade com críticas.
A semana entre 11 e 18 de fevereiro, foi explosão de idéias inovadoras com a perfeição estética que era apreciada no século XIX. Com propósito de experimentar novos caminhos sem padrões, os brasileiros buscavam liberdade de expressão e identidade própria, porém teve enorme insatisfação de todos que foram assistir o novo movimento.
Com muitas críticas, a semana só foi inserir suas idéias e adquirir importância ao longo do tempo. O movimento modernista se expandiu através de revistas e os movimentos Pau-Brasil, Grupo da anta, Verde – Amarelismo e Movimento Antropofágico
CONCLUSÃO
Todo o que é novo em movimento artístico cria uma ruptura nós padrões, isto vale em todas as formas de expressões, seja ela como for. Nem sempre o novo é bem vindo isto foi evidente no Modernismo, o qual chocou por mudar e fugir completamente a estética européia padrão que influenciava tanto os artistas brasileiros.
...