Semiótica : Textos não verbais
Por: Paula Sandra Alves Silva • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 455 Visualizações
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SEMIÓTICA – TEXTOS NÃO VERBAIS
Disciplina: ED – Estratégia de Leitura de Texto não verbal.
Professor : Cielo Festino
Aluna : Paula Sandra Alves Silva – 1616079
PINHEIROS - SP
2016
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PERGUNTA : Considere a relação entre “Conteúdo e Expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
Semiótica – Textos não Verbais
Este trabalho refere-se a linguagem não verbal. Mais precisamente, na teoria da semiótica (em termos do percurso do olhar), onde os textos podem ser verbais, não verbais e sincréticos.
O texto é a relação entre o plano de Expressão e o plano de Conteúdo.
O conceito de junção entre esses dois elementos vem da linguística estrutural de LOUIS HJEMLSLEV (1899-1965), de acordo com o autor “uma expressão não é expressão senão porque ela é expressão de um conteúdo, e um conteúdo não é conteúdo senão porque é o conteúdo de uma expressão” (HJEMLSLEV, 1968, p.667).
Portanto, é no plano do Conteúdo onde encontramos o conceito da obra, enquanto no plano da Expressão, encontramos a forma como esse conceito será exposto, sendo assim, uma separação entre eles constituiria uma obra desprovida de significado e sentido.
Podemos afirmar que a organização “Conteúdo - Expressão” caracteriza um esquema sintático para a expressão semântica da obra a ser observada (a semântica estuda a relação entre conteúdo e significado. Em outras palavras, ocupa-se de identificar o sentido provocado por uma palavra, uma sentença ou um texto quando inseridos em determinado contexto), utilizando recursos semióticos e simbólicos para sua construção de sentido. Para constituir a significação de um texto não verbal com base no conteúdo e expressão.
Quando pensamos em leitura de textos, imaginamos um conjunto de palavras escritas ou faladas, porém a disciplina Estudos Disciplinares III nos mostra que há várias formas de textos, como o sistema verbal (aquele que utiliza palavras para estabelecer comunicação -- Línguas naturais (se concretiza pela oralidade ou a escrita), o sistema não verbal (aquele que utiliza outros sinais que não são as palavras para estabelecer comunicação: artes plásticas, sinais dos surdos-mudos, etc. Onde nos comunicamos através da simbologia, dos gestos, gravuras, placas, fotos, som, ou seja por meio de signos sensoriais e visuais) e sincréticos (quando são usados várias linguagens, utiliza a linguagem verbal e não verbal (como em canções, filmes, charges, etc).
Para entendermos essas linguagens, utilizamos a semiótica (ciência que investiga todas as linguagens possíveis, examinando qualquer produção de significado e sentido) como já foi mencionado antes. Com a semiótica notamos que toda imagem, gestos, etc. é considerado um texto, já que é um signo. Assim qualquer imagem que observamos precisa ser lida e compreendida para auxiliar na construção do sentido daquilo que se observa.
Esta disciplina nos auxilia a compreender, textos verbais e não verbais e a mensagem que cada um nos transmite, através do plano de Conteúdo junto com o plano de Expressão.
O plano de Expressão, como nos foi apresentado, trabalha a relação dos itens que compõe uma imagem ou texto, seja ele verbal ou não verbal, e quando chegamos ao significado dessa imagem ou texto é que encontramos o plano de Conteúdo. Assim, o plano de Conteúdo nada mais é que o significado do texto, enquanto o plano de Expressão é a manifestação desse conteúdo por meio de significação verbal, não verbal ou sincrético.
Dentro da semiótica, as obras de arte são vistas como signo, transmitem uma mensagem, pois é o meio como o autor se comunica com os seus apreciadores. Assim podemos afirmar que as obras de arte são obras abertas, pois permitem diversas leituras e interpretações.
No plano do Conteúdo encontramos os elementos generativos de significação, enquanto que no plano de Expressão, no caso de uma pintura, encontram-se os elementos como o processo de estruturação da obra : a cor, a profundidade, a disposição dos objetos em cena colaborativos da geração de sentido para determinada obra.
Concluímos então que no plano do Conteúdo é onde encontramos o conceito da obra, enquanto no plano da Expressão encontramos a forma de como esse conceito será exposto, por meio de diversas formas. Em um quadro, pode ser classificado de forma linear, pictórica dentre outras, passando assim a informação sem necessidade obrigatória de algo escrito.
A imagem do quadro por exemplo, chamado de Guernica, que talvez seja a obra mais emblemática da carreira de Pablo Picasso e da arte do século XX. Medindo 349,3cm x 776,6cm a obra mostra os horrores do bombardeio à cidade basca de Guernica em 26 de Abril de 1937. Durante a Segundo Guerra Mundial a cidade ficou em chamas após sucessivos ataques por aviões da força aérea alemã e Picasso, mesmo morando em Paris nessa época, não se calou diante do ocorrido depositando na tela todo seu pesar.[pic 3]
A pintura, um óleo sobre tela, foi realizada a partir de 36 fotos que retrataram as dolorosas consequências da tragédia. As fotografias divulgadas pelos jornais da época marcam profundamente o artista que após 45 estudos preliminares, produz a grande obra.
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