Sistematica Exportação
Artigos Científicos: Sistematica Exportação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rk_ito • 22/3/2015 • 647 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
RESUMO P1 SISTEMÁTICA.
EXPORTAÇÃO
POR QUE EXPORTAR?
a) Necessidade de operar em um mercado de volumes que garantem uma dimensão industrial da empresa (alcançando uma economia de escala que lhe dê competitividade)
b) Pedidos casuais de importadores, talvez conhecidos através de uma feira internacional ou uma missão no exterior.
c) Dificuldades de vendas no mercado interno. A empresa Natuzzi, por exemplo, após anos de dificuldade procurando vender no mercado interno italiano, lutando contra os grandes competidores, identificou oportunidades de vendas nos Estados Unidos, começando, portanto, no mercado exterior. Hoje é o maior fabricante mundial de sofás de couro.
d) Melhor aproveitamento das estações. Quem produz artigos de estação como roupa de praia ou aquecedores, na baixa estação do mercado interno pode projetar-se para o mercado do hemisfério oposto.
e) Possibilidade de preço mais rentáveis. Há produtos que o mercado interno não valoriza de maneiro suficiente.
f) Melhor programação da produção. Por exemplo, os produtores de calçados ou acessórios de moda em geral, com a exportação, podem concentrar-se em poucos modelos e grandes quantidades. Normalmente acontece o contrário no mercado interno
g) Prolongamento do ciclo de vida de um produto. Pense, por exemplo, naquele produtor de artigos de moda, no hemisfério norte, quando muda a estação no mercado interno. Alguns produtores podem alcançar êxito nos mercados onde as estações são inversas (exemplo: um produtor de têxteis italianos exporta seus produtos para a América do Sul). Também há casos onde os produtos que já alcançam sua maturidade ou, inclusive, iniciaram sua fase de declínio no mercado interno são exportados para os mercados onde o nível tecnólogo geral é inferior (por exemplo, carros ou maquinarias)
h) Para diversificar riscos. Quantas empresas fecham porque dependem exclusivamente do mercado interno? Há países onde há grande flutuação (por exemplo, em ocasião de mudança de governo) e as empresas são atingidas por completo. Colocar parte da produção no mercado externo amortiza os efeitos das periódicas ou eventuais crises.
i) Para melhorar a imagem com fornecedores, bancos e clientes. Uma empresa que exporta necessariamente adquire um maior prestígio, status (pois a exportação veículo para a competitividade). Isso se reflete em suas operações no mercado interno.
j) Para equilibrar-se contra a entrada de competidores no mercado interno. Com a globalização da economia, é cada vez mais frequente bater de frente com os competidores na porta de casa. A exportação reduz o impacto da presença dos concorrentes.
k) Para uma estratégia de desenvolvimento da empresa. Igualmente, se exportação foi iniciada de maneira casual, como saída obrigatória derivada de uma crise no mercado interno, há empresas que encaram a exportação como uma meta estratégica para desenvolver-se.
PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO – ESTE PROCESSO TRÁS:
Mais lucros
Novos mercados
Gera mais empregos
Maior Escala
...