Sociedade em Senhora de José de Alencar
Por: YuriLOGO • 14/4/2017 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 634 Visualizações
Engels e Alencar:
A Sociedade em Senhora.
A literatura apresenta características próprias que a torna social, essas estão vinculadas a estrutura social, aos valores, ideologias e as técnicas de comunicação. Por isso, este estudo abordará com preferencia a composição da obra do escritor José de Alencar, Senhora, que trata de um romance que desenvolve criticas a sociedade brasileira na época colonial e, nos envolve numa esfera familiar, que arremete aspectos patriarcais, que envolve os seus principais conceitos e os demais correspondendo o direito paterno de heranças por filho homem e primogênito, além das demais características apresentadas pelo escritor cearense dentro de sua obra.
Destarte, a trama tem como centro, a comercialização do matrimônio na alta sociedade carioca, como maneira de prosseguir com a acumulação de riqueza ou ascensão econômica. Com isso, posso mencionar a tamanha similaridade com a obra social de Engels, onde o sociólogo alemão nos apresenta detalhes de uma sociedade no inicio da civilização, utiliza o matrimônio como uma confirmação e continuidade da propriedade privada, que vemos de maneira presente e sutil na obra alencariana.
Vale ressaltar, como um dos principais focos do estudo da obra, o romance entre a bela e encantadora Aurélia Camargo e seu marido Fernando Seixas, os pilares desta narração, trazendo todo o luxo e regalias de um relacionamento baseado nos interesses socioeconômicos, nos trazendo desde já, traços do que seria um romance realista. Podemos observar o reflexo desta comercialização do matrimônio nos personagens, o conflito entre interesses pessoais perante as aparências na sociedade.
...