TEORIA II SEGUNDO QUESTIONÁRIO
Por: eli_efs • 12/3/2016 • Exam • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 485 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
LINGUA INGLESA II
JUSCELI DE SOUZA OLIVEIRA
MARCELO ARAÚJO PEREIRA
Disciplina: TEORIA LITERÁRIA II
Curso: Letras / Inglês
PROFESSOR: (a) Nancy Lopes Yungiuk
Tutores de sala: Rita de Cássia
Clarice
JUARA MT
2015
Atividade avaliativa presencial (20) - 21/06/2015
Individual ou em grupo de até 05 alunos: fazer a leitura da unidade II e subunidades (p. 40 a 73) e fazer o ESTUDO DIRIGIDO respondendo a 10 questões entre as 50 questões propostas na apostila de exercícios elaborada pela Professora Nancy Yung, anexo que acompanha o Guia de Estudo do módulo.
ESTUDO DIRIGIDO
UNIDADE II: TEORIA DA NARRATIVA (CAVALCANTE, GUIA II, páginas 40 a 73)
QUESTÃO 41. Em relação à Teoria da Narrativa (CAVALCANTE, MÓDULO II-p.41-43), é CORRETO afirmar que os tipos narrativos que compõem os gêneros ou subgêneros narrativos são:
A.( ) a novela, o conto, a crônica e os contos de fada.
B.( ) os mitos, a telenovela, o teatro e a crônica.
C.( X) o romance, a novela, o conto e a crônica.
D.( ) as histórias em quadrinho, a novela, o conto e o cinema.
E.( ) o romance, a piada, o mito e a narrativa.
Nas questões 42, 43, 44, 45 e 46, coloque (A) para o conceito de narrativa; (B) contos de fadas; (C) narrativas populares e literárias; (D) meios de transmissão das narrativas e (E) para mitos (CAVALCANTE, GUIA II, Páginas 40 a 49)
QUESTÃO 42.( E ) Narrativas de histórias das origens culturais, de objetos e de lugares que compõem o imaginário popular transmitidas pelos povos através das gerações.
QUESTÃO 43.( B ) Esse tipo de narrativa popular representa uma das formas mais conhecidas de transmissão de literatura oral.
QUESTÃO 44.( D ) Conversas, rádio, televisão, jornal, livros, desenho, internet.
QUESTÃO 45.( C ) história de fadas, bruxas, casos, piadas, mentiras, romances, contos, crônicas, novelas etc.
QUESTÃO 46.( A ) arte de contar histórias, analisando as formas discursivas (enunciados) muito mais do que o conteúdo histórico da narrativa (enunciação).
QUESTÃO 47. A Teoria da Narrativa surge no caudal de duas disciplinas solidificadas no século XX: a Linguística e a Semiótica, a primeira voltada para a linguagem e a segunda, para o signo linguístico. Assim, afirma-se que seu objeto de estudo
A.( ) é uma teoria que busca nos explicitar os acontecimentos dentro do discurso literário.
B.( ) é a linguagem literária em suas especificidades gramaticais.
C.( ) são as ideologias que pontuam o nosso tempo: formalismo, estruturalismo, desconstrucionismo etc.
D.( ) está ligado às filosofias e aos filósofos da linguagem Michel Foucault, Mikhail Bakhtin e Jacques Derridá.
E.( X ) a linguagem literária em suas especificidades (natureza e fenômeno literário).
QUESTÃO 48. Cândida Vilares Gancho (CAVALCANTE, MÓDULO II-p.46), coloca a narrativa literária, na condição de prosa de ficção (subgrupo do gênero épico), fugindo ao conceito de epopeia, ainda preso à noção das narrativas em verso. Mediante este posicionamento crítico podemos apreender que existe um senso comum acerca da narrativa literária que é genérico, serve para todo tipo de prosa de ficção e é constituído pelos seguintes segmentos da narrativa:
A.( X ) enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.
B.( ) autor, enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.
C.( ) poeta, enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.
D.( ) enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e romance.
E.( ) enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e poema.
As questões 49, 50, 51 e 52 apresentam os tipos de narrativas e seus conceitos. Coloque (A) para o conceito de romance; (B) de novela; (C) conto e (D)de crônica
QUESTÃO 49.( B ) É um narrativa mais curta, isto é, tem um número menor de personagens, conflitos e espaços, e a principal diferença é que a ação no tempo é mais rápida. É muito diferente da novela de TV, que pertence ao domínio da teledramaturgia, a qual tem uma série de casos (intrigas) paralelos e uma infinidade de momentos de clímax (os chamados “ganchos”).
QUESTÃO 50.( D ) Por se tratar de um texto híbrido, nem sempre apresenta uma narrativa completa. Caracteriza-se por ser um texto curto, leve, que geralmente aborda temas do cotidiano e cujo veículo privilegiado, por conta de sua atualidade, é a imprensa que pode contar, comentar, descrever ou analisar.
QUESTÃO 51.( A ) É uma narrativa longa, que habitualmente envolve um número considerável de personagens, maior número de conflitos, tempo e espaço mais dilatados. Obras do século XVI, como-Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes apresenta um tipo de narrativa que se consagrou a partir do século XIX, assumindo para si o papel de refletir os dilemas, as crises e as representações da sociedade burguesa.
...