TRABALHANDO LITERATURA E CINEMA EM SALA DE ALULA ENSINO MÉDIO. " O PRIMO BASÍLIO"
Trabalho Universitário: TRABALHANDO LITERATURA E CINEMA EM SALA DE ALULA ENSINO MÉDIO. " O PRIMO BASÍLIO". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magnareis • 21/5/2014 • 2.378 Palavras (10 Páginas) • 721 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LETRAS
MARCILENE MARQUES DE CARVALHO
TRABALHANDO LITERATURA E CINEMA EM SALA DE ALULA ENSINO MÉDIO. “ O PRIMO BASÍLIO”
São Felix do Coribe
2014
MARCILENE MARQUES DE CARVALHO
TRABALHANDO LITERATURA E CINEMA EM SALA DE ALULA ENSINO MÉDIO. “ O PRIMO BASÍLIO”
Trabalho apresentado ao Curso (Letras 7º semestre) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, com requsitos parcial para obtenção de notas das disciplins: Literatura afro-luso-Brasileira, Projeto de Ensino em Lingua Portuguesa e Literatura, Seminário VII, Metodologia Cientifica e Filosofia.
Professores: Eliane Provate, Rolin, Celso Pagnan, Juliana e Márcia Bastos.
São Felix do Coribe
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................................6
3 CONCLUSÃO......................................................................................................................10
4 REFERÊNCIAS ...................................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Ensinar é um ato criador, um ato crítico e não mecânico.
(Paulo Freire, Pedagogia da Esperança, 1992)
O presente trabalho individual tem por finalidade apresentar uma proposta metodológica para despertar o interesse do aluno nos grades clássicos da literatura e devido à força dos meios de comunicação junto à sociedade moderna, propôs-se uma prática de ensino putada na integração da linguagem verbal com outra linguagens, o que se costuma chamar de aprendizagem de multiletramento: um diálogo entre a mídia impressa, o romance; e a mídia audiovisual, o cinema.
A leitura está presente na vida do ser humano desde a infância, pois a criança, desde o berço, convive com diferentes formas de linguagem. Ela tem contato com a fotografia, o cinema, o som, a música, a pintura, a imagem, as histórias em quadrinhos, enfim, com linguagens que se articulam em vários momentos.
Praticar a leitura em diferentes contextos requer que se compreendam as esferas discursivas em que os textos são produzidos e, posteriormente, circulam.
De acordo com essa perspectiva, entende-se ser necessário que o professor aproprie-se de seu papel na formação de leitores e que ele próprio tenha na leitura fonte de aprimoramento e fruição, de forma que seu discurso não seja vazio. Para isso, cabe ao docente ousar, fazer diferente, mexer com a imaginação dos alunos, criar estratégias de motivação, passar rapidamente pelas concepções clássicas ou mais usuais, e enfim, focar as possíveis mudanças trazidas pelas novas tecnologias inovando sua prática pedagógica.
Os meios de comunicação são ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. As diversidades de temas, de opiniões e as formas de leitura desses meios trazem uma nova discursividade, uma nova linguagem, ler o discurso da mídia faz o sujeito se inteirar do mundo e da história contemporânea. Ao ler, o indivíduo estabelece relações com o outro e reafirma seus valores individuais.
Segundo Freire (2006), não basta apenas ler a palavra e o mundo, mas também escrever sobre o mundo em busca de suas transformações. Para isso, o ensino e aprendizagem têm como tarefa aprimorar os conhecimentos discursivos dos alunos para que eles possam compreender os discursos que os cercam.
Assim, considerando a força dos meios de comunicação junto à sociedade moderna, propõe-se nesta proposta uma prática de ensino pautada no diálogo entre mídia e literatura, mais especificamente, entre cinema e romance, essa escolha parte da crença que o saber escolar necessita constantemente de novas manifestações culturais e da expectativa de que os professores sejam preferencialmente educadores dialógicos, preocupados em busca procedimentos interacionistas para uma efetiva mediação com os educandos.
Nesse sentido, no ato da aprendizagem, espera-se que o aluno tenha contato com diversos textos, de diferentes esferas sociais, ancorados em atividades que lhe deem possibilidades de leitura, interpretação e reflexão da língua, nesse contexto, os textos da mídia podem ser aliados no processo de ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
A proposta de trabalho em sala de aula apresentada aqui, de acordo com Bordini e Aguiar (1993), tem como objetivos: efetuar leituras compreensivas e críticas; ser receptivo a novos textos e a leitura de outrem; questionar as leituras efetuadas em relação ao seu próprio horizonte cultural; transformar os próprios horizontes de expectativas.
Por meio dessa proposta, espera-se que o aluno de Ensino Médio se identifique como sujeito que pode sentir, pensar e transformar. Propõe-se
...