Tabu letras
Por: Jéssica Oliveira • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CLARETIANO
JÉSSICA DE OLIVEIRA GOMES
PARÁFRASE “TABU”
VITORIA DA CONQUISTA
2015
PARÁFRASE “TABU”
T exto apresentado ao Curso de música, Universidade Claretiano.
Tutor: Vera Lucia de Faveri F E Silva
VITÓRIA DA CONQUISTA
2015
Objetivo: Sintetisar a idéia contida no texto a seguir, levando em consideração a textualidade e suas vertentes e as características de uma fala acadêmica.
“O tabu é o contrário do ato de respirar com liberdade. Como traz em si uma proibição, cria necessariamente o reflexo de inibição coletiva, porque o castigo aplicado a quem o transgride é aterrorizante e inevitável. O transgressor perde a proteção das divindades, entra numa desordem mental, num caos interno que levará ao seu desaparecimento. Quem viola um tabu comente uma infração mortal e se torna, portanto, tabu por sua vez. Seu exemplo é perigoso para o clã. Ele poderia incitar outros a segui-lo e a quebrar a organização social do grupo.
O infrator espera, portanto, sua morte a qualquer instante, por doença ou por acidente. Pode, por exemplo, tropeçar e cair num precipício; sua lança pode lhe escapar da mão durante uma caçada, e ele, se ver desarmado diante de um urso; seu machado pode amputar sua mão num instante de desatenção. O transgressor passa a viver dominado pelo medo. Seu erro resultará em sua morte social, anunciadora de sua morte física.
Título do livro: Para conhecer melhor os tabus e as proibições.
Autor: Patrick Banon.
Editora: Claro Enigma.
Cidade: São Paulo.
Ano de publicação: 2011.
páginas de onde foram retirados os excertos: 10-13.”
PARÁFRASE “TABU”
A semântica do tabu faz referencia a proibição de qualquer componente religioso, cultural ou social. Proferir que algo é um tabu significa que algo é sagrado, ameaçador, imundo ou pecaminoso, no entanto, fica proibido qualquer contato. Infringir um tabu pode ocasionar além da culpa do indivíduo que cometeu, castigo divino e constrangimento.
Quem viola um tabu, logo, se torna um! Por isso recebe os castigos divinos e até mesmos sociais que o fazem distanciar da sociedade para não a corromper. Tais punições estão inclusas à morte, doenças, deformidades físicas e mentais, e penas sob efeitos legais quando a inadvertência infligir à lei.
REFERÊNCIAS
Texto, Coerêcia e Coesão - Unidade 2
Liguagem e Comunicação - PAGE - Texto da pág 14.
...