Teoria Da Contabilidade
Ensaios: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JULINDA26 • 17/3/2014 • 4.990 Palavras (20 Páginas) • 243 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDADE 1 / CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS – Ciências Sociais
Eliana Silva Mendes - RA: 7117512640
Juliana Muniz - RA: 6785392374
Professor Ensino a Distância: Professor
Tutor de Ensino a Distância: Roni Everson Buglia
Campinas 12 de Novembro de 2013
Postagem de ATPS- Ciências Sociais em 22 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho vai abordar a temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade. Sendo importante para que possamos compreender as diferentes sociedades e culturas,
É importante na formação de uma sociedade justa, que é capaz de identificar seus problemas e buscar soluções para os mesmos. Permite-nos entender que a cultura vivenciada por cada sociedade é capaz de proporcionar uma qualidade de vida melhor ou pior para cada indivíduo, ao mesmo tempo em que, nos ajuda a encontrar as raízes de determinados conflitos existentes em cada sociedade estudada, nos fazendo assim senão entender ao menos aceitar determinadas decisões ou atitudes que muitas vezes nós não podemos compreender por fazermos parte de uma sociedade com cultura diferente.
Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, etc., tudo faz parte da realidade social. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos regularmente
As ciências sociais debruçam-se sobre a mesma realidade social ou “fenômeno social”, só que com “olhos” diferentes.
As diversas Ciências Sociais denominam-se de sociais por se debruçarem sobre realidades Sociais ou fenómenos da realidade Social. Apesar de cada Ciência focar um determinado fenómeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isto que não se pode deixar de referir a Complementaridade das Ciências Sociais.
Todas as ciências sociais têm como objetivo uma única realidade social que pode ser estudada mediante variadas abordagens. A realidade social quer os seus fenómenos particulares em compartimentos perfeitamente separados.
A realidade social constitui uma unidade indivisível e complexa, cuja analise pode ser efetuada segundo perspectivas disciplinares ou olhares científicos diferentes.
Quando por isso os cientistas sociais se referem a analise econômica, ou outra está apenas a usar um recurso linguístico que visa ajudar a compreender uma realidade vasta, complexa e pluridimensional, dividindo-a artificialmente de acordo com os seus interesses disciplinares próprios sem que, todavia, se deva confundir essa divisão disciplinar com a realidade social que é sempre indivisível.
SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE.
O acervo social do conhecimento inclui o conhecimento de minha situação e de seus limites. Por exemplo, sei que sou pobre, que, por conseguinte não posso esperar viver num bairro elegante. Este conhecimento está claro, é partilhado tanto por aqueles que são também pobres, quanto por aqueles que se acha em situação mais privilegiada. A participação no
Acervo social do conhecimento permite assim a “localização” deles de maneira apropriada.
Isso não é possível para quem não participa deste conhecimento, tal como os estrangeiros, que não pode absolutamente me reconhecer como pobre. Talvez porque os critérios de pobreza em sua sociedade sejam inteiramente diferentes. Como posso ser pobre se uso sapatos e não pareço estar passando fome? (Berger; Luckmann, 2006, Págs. 62 e 63). Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar. O organismo humano mesmo com limites fisiológicos manifesta uma imensa plasticidade nas suas respostas às forças ambientais que atuam sobre eles. Aqui o autor fala da plasticidade do homem, o homem tem sua natureza, mas também a constrói e ainda se produz a si mesmo. Por exemplo: O que faz do homem dono dele mesmo é a capacidade de plasticidade (adaptação) que ele tem, ele quando nasce é envolvido em um contexto social que já existe repleto de valores e mesmo assim ele dá sua contribuição. Institucionalizar é fazer algo tornar-se habito em determinada cultura cujo damos o nome de típico. Presume-se que ações do tipo X sejam realizadas por sujeitos do tipo X. Deve-se saber que o caráter controlador é algo puro da institucionalização. As tipificações são expressas em padrões específicos de consultas. Exemplos: formamos um conceito sobre como algo deve ser e inserimos em um tipo para depois ficar mais fácil consultar como deve ser. Esse exemplo acima é chamado no livro de processo tipificado.
O processo tipifica dor é o mediador entre ideias e cotidiano. É como se esse processo fosse um banco de dados onde armazeno as ideias de como as coisas são concretamente falando. Segundo o autor a sociedade é um produto humano, a realidade é uma realidade objetiva e o homem é um produto social. Esta realidade chega à nova geração por meio da tradição. Ou seja, somos colocados nomei o dessa realidade, nós não temos a opção de não entrar nela. Não estamos afirmando que há prédeterminismo, ou seja, que as coisas vão acontecer assim ou assado independente daminha vontade, o que está sendo colocado é que o sujeito já nasce numa realidade institucionalizada com tipificações que dizem como as coisas devem ser. Sedimentação e Tradições ocorrem quando vários indivíduos compartilham de uma biografia em comum. A linguagem é o repositório de agregados de sedimentação coletivo que podem ser adquiridas por meio de acontecimentos, ou seja, como totalidades coesas. Exemplo disso é a pobreza que forma grupos coesos.
No seu
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