Teoria Social Cognitiva e Auto-Eficácia
Por: kakaalme • 15/5/2018 • Projeto de pesquisa • 382 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Profa. Luciane Guimarães Batistella Bianchini
Alunos(as)_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROPOSTA DE ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA A PARTIR DO TEXTO:
Teoria Social Cognitiva e auto-eficácia” (Autores - Frank Pajares e Fabián Olaz)
A atividade deverá ser realizada em grupos de no máximo 3 alunos.
Valor da atividade: (5,0)
1. Os indivíduos possuem mecanismos auto-reguladores que propiciam o potencial para mudanças autodirigidas em seu comportamento. A maneira e o grau em que as pessoas auto-regulam seus atos e comportamentos envolvem a precisão e coerência de sua auto-observação e automonitoramento, os julgamentos que fazem com relação a suas ações, escolhas e atribuições e, finalmente, as reações avaliativas e tangíveis que têm ao seu próprio comportamento, por meio do processo de auto-regulação. Explique esta afirmação.
2. A Teoria social cognitiva baseia-se em uma visão de agência humana, segundo a qual os indivíduos são agentes que podem fazer coisas acontecerem com seus atos e se envolvem de forma proativa em seu próprio desenvolvimento. Explique esta afirmação.
Cada indivíduo possui sua própria intencionalidade, que permite a realização de uma auto avaliação sobre seu próprio ser, na qual forma-se por meio de estímulos e influencias, tanto ambientais quanto internas (cognitivas). Essa característica cria uma percepção (avaliação) de seu próprio comportamento. O agenciamento humano compreende na posse pessoal de uma auto crença, essa, é o controle sobre emoções e ações que afetam o comportamento de cada indivíduo. Os resultados no desenvolvimento do indivíduo são as consequências dos atos agentes e não suas características.
3. Como os indivíduos formam suas crenças de auto-eficácia e como as crenças de auto-eficácia influenciam o funcionamento humano, em especial o processo de ensino-aprendizagem?
A interpretação que o sujeito faz sobre a execução de suas ações desenvolve a crença sobre suas capacidades, e dessas, surgem as crenças de auto eficácia. A auto eficácia é como um mecanismo cognitivo de mediação de motivação e comportamento, é a crença do sujeito sobre suas capacidades em organizar e executar ações. A auto eficácia sofre mudanças de acordo com as relações do sujeito com o ambiente, e se constrói durante o crescimento do mesmo. Conforme se desenvolve e passa por aprendizados o sujeito aprende a acreditar em si, mas não apenas acreditar, e sim saber do que é capaz de executar.
Referência
BANDURA, A.; AZZI, R.G. e POLYDORO, S. A. J. Teoria social cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008.
...