Teoria da contabilidade
Tese: Teoria da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: duda10 • 21/11/2013 • Tese • 614 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
NOVEMBRO/2012
INTRODUÇÃO
Hoje e cada vez mais a contabilidade se faz presente no dia a dia de nossas empresas, principalmente quando se trata de grandes redes. O qual se torna quase impossível estarmos atualizados em tudo o que acontece dentro e fora de nossas empresas, por isso a assessoria de uma demonstração contábil se torna muito importante princpipalmente em relação a documentos fiscais, setor onde está havendo cada vez mais exigências para a legalidade da empresa. Além do auxilio para acompanharmos o desenvolvimento e crescimento de nossas empresas.
No presente trabalho, pretende-se esclarecer qual a importância da contabilidade para as empresas, e como cada uma delas utilizam as demonstrações contábeis, ferramenta a qual é de grande necessidade para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das empresas com o passar dos tempos. Mostraremos também, os princípios básicos da contabilidade que são os postulados, princípios e convenções. Além da importância dos bens intangiveis em nosso mundo.
Teoria da Contabilidade
O objetivo da contabilidade é demonstrar análises de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente física e social de produtividade de seus usuários internos e externos, à entidade objeto da contabilidade. Possuem um conjunto de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios. Os usuários são pessoas físicas ou jurídicos sendo eles investidores atuais e potências, empregado, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, além de clientes, governo e suas agências e o público. Esses usuários usam as demonstrações contábeis para cumprir suas necessidades de informação. Cada usuário tem uma necessidade diferente sendo elas as seguintes:
Investidores – preocupam-se com o risco ligado aos investimentos e o retorno, eles necessitam de informações que lhes ajudem a decidir para quem devem vender ou, de quem devem comprar seus investimentos.
Empregados – estão interessados em informações, de quais entidades tem estabilidade e capacidade de remuneração dos funcionários, e condições de pagamento de benefícios como a aposentadoria.
Credores por empréstimos – estão interessados em informações, de quais entidades podem pagar seus empréstimos e seus juros.
Fornecedores e outros credores comerciais – estão interessados em informações, que permitam avaliar, se as importâncias que são devidas serão pagas até seus prazos de vencimentos.
Clientes - estão interessados em informações, sobre á continuidade operacional de alguma entidade que lhe atende, principalmente quando são clientes de longa data, ou são fornecedores de grande importância.
Governo e suas agencias – estão interessados em informações, sobre a destinação dos recursos dado pelo mesmo. Além de regulamentar as atividades das entidades, estabelecendo políticas fiscais para assim servir as estatísticas e determinação da renda nacional.
Público - estão interessados em informações, das entidades locais, pois, elas movimentam parte da economia local, sendo empregando pessoas ou apoiando a negociação com fornecedores
...