Texto Papo Brabo, de Jô Soares
Por: KARINA DE HOLANDA RODRIGUES • 22/8/2021 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 690 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE
CURSO: SECRETARIADO EXECUTIVO – TURNO NOITE – ENTRADA: 2020.2
DISCENTE: KARINA DE HOLANDA RODRIGUES
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
PROFESSOR (A): ROSANGELA APARECIDA FERREIRA LIMA
Atividade 6: Para a atividade 6, leia o texto Papo Brabo, de Jô Soares, e responda as questões:
1- O texto é coerente? Por quê? Sim, pois no final do texto fica claro que ele foi incoerente intencionalmente para chamar atenção para um tema, que para ele, é incoerente.
2- Qual é intencionalidade do autor? Ser incoerente para chamar a atenção de um acontecimento que ele julga incoerente.
3- Explique como se dá a aceitabilidade do texto de Jô Soares. A aceitabilidade se dá a partir do momento que é identificada a intenção do autor, dando sentido ao texto.
4- Qual a importância da situacionalidade para a compreensão deste texto? Se o leitor não tem conhecimento nenhuma sobre a situação a qual se refere o autor no final do texto, este acaba ficando sem sentido, torna-se incoerente.
5- O texto possui informatividade? Explique. Sim, pois traz alguns conteúdos, tais como: posto de gasolina caro; a informação do imposto de renda no baile da ilha fiscal; a criação do ministério e o início da reforma agrária.
6- Qual a intertextualidade explícita no texto? E a implícita? A explícita, traz o soneto 13 de Camões do livro Rimas, e a citação da questão dos impostos de renda no baile da ilha fiscal. O fechamento do texto, dando sentido a tal, fica implícito que a motivação do texto é o massacre dos sem-terra. Apresenta ainda intertextualidade de forma, pois traz uma moral, que é característica de conto de fadas, apresenta crítica social, e características de texto argumentativo, dentre outras.
...