Texto: objetiva e descrição subjetiva
Seminário: Texto: objetiva e descrição subjetiva. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sheila2 • 24/9/2013 • Seminário • 677 Palavras (3 Páginas) • 670 Visualizações
PROF. JAIR MELO
01. (UFG GO/2006/1ª Etapa/Janeiro)
Leia o texto a seguir:
Caindo na real 1
Neste meio de semana, a Copa dos Campeões começa para outros grandes além do Liverpool. Ajax, Inter e Manchester United tentam passar pela terceira fase classificatória. Mas Luxemburgo deve ficar de olho aberto em dois duelos: Everton x Villarreal e Betis x Monaco.
Caindo na real 2
Apesar de a Copa dos Campeões ter batido recorde de brasileiros e de o país ter vários “brazucas” candidatos a melhor atleta do torneio, a Uefa deve premiar o inglês Gerrard, do Liverpool.
FOLHA DE S. PAULO, São Paulo, 5 mai. 2005. p. D6.
Em ambas as notas, a organização das informações autoriza o uso do título “Caindo na real”, pois
a) a escolha das palavras aciona referências do discurso futebolístico.
b) a relação entre os conteúdos enunciados provoca quebra de expectativa.
c) a sequência das frases determina o grau de subjetividade do autor.
d) a estruturação em um único parágrafo favorece a concisão das ideias.
e) a descrição de times e de atletas leva a interpretações ambíguas.
02. (UFRR/06) Leia os fragmentos abaixo e depois responda ao que se pede:
I. “Já disse que eu estava com 39 anos e era um homem alto, meio curvado e estava usando uma barbicha e um bigode pontudo. Usava também óculos de aros dourados e redondos, e meu nariz era afilado.” (SOUZA, Márcio. Galvez imperador do Acre. 15 ed. São Paulo: Editora Marco Zero, p.18.)
II. “Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem esses olhos tão vazios, nem o lábio amargo.” (...) (MEIRELES, Cecília. Cecília Meireles – obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.)
III. (...) “Morte mais linda do que a do barão nunca pode haver. De mortes bonitas é farta a memória do Recôncavo, tantos os santos homens que se defrontaram de maneira edificante com a gadanha da Grande Ceifadeira, assim legando às gerações subsequentes exemplos inesquecíveis do bem morrer.(...)” (RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 200)
IV. “Manifestado especialmente pela arte, mas manchando também com violência os costumes sociais e políticos, o movimento modernista foi o prenunciador, o preparador e por muitas partes o criador de um estado de espírito nacional. (...)” (ANDRADE, Mário. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. São Paulo: Martins, 1974.)
V. “Você agora vai conhecer o Speedy – a mais nova maneira de acessar a Internet. É até 100 vezes mais veloz do que o acesso discado convencional. A tecnologia Speedy (ADSL) possibilita o envio e recebimento de dados em altíssima velocidade e a conexão direta com seu provedor garante segurança, privacidade nos e-mails e sites acessados, além de uma qualidade muito maior. Além disso, permite o funcionamento do seu telefone e do seu
...