Tipos De Resumo
Monografias: Tipos De Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ipibilly • 7/9/2014 • 391 Palavras (2 Páginas) • 522 Visualizações
resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha.
resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta do original. Finalidade: trabalhos acadêmicos.
resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal modo que possa, inclusive, dispensar a consulta do original. Finalidade: instrumento para estudo por parte dos alunos e para fichamento.
Resumo indicativo (trabalho acadêmico):
O que é?
É um texto breve que encapsula a essência do artigo, monografia, dissertação, tese que precede.
Para que serve?
Especialmente no caso do artigo acadêmico, o resumo indicativo tem o objetivo de sumarizar, indicar e predizer, em um parágrafo curto, o conteúdo e a estrutura do texto integral que segue. Funciona como fonte de informação precisa e completa e ajuda os pesquisadores a ter acesso rápido e eficiente ao crescente volume de publicações específicas.
Qual o papel do resumo indicativo?
É usado para persuadir o leitor a continuar a ler o texto integral, para convencer o leitor de que o artigo que segue é interessante e que os resultados são relevantes.
Qual é a estrutura básica do resumo indicativo?
O artigo acadêmico pode ser de revisão da literatura ou experimental, logo, o resumo indicativo que precede também poderá apresentar essas duas formas de organização retórica da informação.
Artigo de revisão da literatura: o resumo indicativo apresentará uma natureza teórica, trazendo os argumentos centrais da discussão feita no artigo.
Este artigo busca situar o panorama atual das reflexões críticas sobre os estudos teóricos e aplicados de terminologia. Caracteriza-se a passagem do panorama normativo, fundador da teoria clássica da terminologia, para o enfoque pragmático-comunicacional das linguagens especializadas, identificando-se os principais pontos discutidos pelo percurso revisionista. Destacam-se ainda os fundamentos e as proposições para o estabelecimento de uma nova teoria da terminologia articulada à luz do funcionamento da linguagem. Com isso, abre-se a perspectiva para o tratamento textual e discursivo dos termos técnico-científicos, com importantes implicações para a produção de obras de referência temática.
...