Trabalho Acadêmico (Pesquisa)
Por: leial • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 3.046 Palavras (13 Páginas) • 190 Visualizações
RESUMO
Há muito tempo, práticas educativas mais firmes, autoritárias deixaram de existir, viabilizando no âmbito escolar, liberdade de expressão e de pensamento favorecendo o diálogo, tanto entre os discentes como entre educando e educador.
Sendo o docente o mediador e orientador, àquele que estimula a busca do saber, o conhecimento torna-se uma troca de informações, pois no ambiente escolar se aprende a pôr em comum os saberes que cada individuo carrega em si, há então uma troca de experiências .
É preciso buscar uma formação educacional que forme cidadãos críticos e conscientes dispostos a enfrentar os grandes desafios de uma sociedade liderada por uma massa que visa reduzir minuciosamente os direitos adquiridos como diz Paulo Freire ...”Educação não transforma o mundo.Educação muda as pessoas . pessoas transformam o mundo...” O curso de Letras vernáculas visa em toda sua dimensão prática formar além do docente um individuo capaz de agir e refletir sobre sua realidade.
De acordo o autor “ Se o meu compromisso é com ao autor é realmente com homem concreto, com a causa de sua humanização , de sua libertação , não posso por isso mesmo prescindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais me vou instrumentando para melhor lutar por esta causa” (2007, p.22)
É preciso estabelecer sobre a escola uma reflexão critica sobre a realidade onde todos estejam inserido, essa transformação da educação e da sociedade fazem parte do mesmo processo.
Explicitamente o conceito de Práxis segundo Paulo Freire é a reflexão e a ação dos homens sobre a sociedade para transformá-la. A partilha de experiência adquirida pelo diálogo abre um leque de possibilidades com participação responsável de ambas as partes seja aprendiz ou mestre onde se fundamenta a democracia. Entender a educação como instrumento de transformação da sociedade prever o indivíduo não como depósito de conteúdo, mas como senhor de sua história capaz de enfrentar os desafios de sua relação com o mundo.
PALAVRAS CHAVES: postura do professor; educação continuada; prática docente.
INTRODUÇÃO
Os professores tornam-se abnegados em prol de uma educação que precisa ser distribuída, mas há uma desvalorização muito grande em termos gerais da educação e esse é o ponto de partida para se dizer que a educação está em qualquer lugar. Partindo do princípio de que tudo é valorizado pelo capital fica sempre o questionamento – Que valor tem a educação para a sociedade?. É primordial, ensinar nosso aluno a pensar. Preparar o aluno para um mundo melhor onde ele precise muito mais usar o pensamento do que a força, onde ele mesmo entenda a importância desse pensar, e como ser pensante espera-se que ele recrie, duvide e questione.
“A lei diretrizes e bases da educação esclarece que é dever do sistema educacional estabelecer a formação dos alunos dentro dos princípios democráticos.”
Levar o aluno a compreender que há coerência no que ele espera da vida e que há valores que precisam ser respeitados. O papel da educação é precisamente esse, tornar - se inteligível as normas e valores estabelecidos pela sociedade e por toda formação que recebemos, e é preciso tornar visíveis esses pontos para que sejam assimilados no seu comportamento e nas trocas de experiências vividas em seu cotidiano e na prática consciente da liberdade convivendo democraticamente. Assim sendo o sistema de ensino não é um fim em si mesmo, há expectativas e realizações que anseiam por um mundo melhor que só pode ser alcançado através de uma educação de nível elevado observado através das lentes do desenvolvimento humano. Pressupõe-se que é preciso trabalhar juntos para que se consiga consolidar os resultados. O verdadeiro sentido da docência está em formar cidadãos de bem, extraindo o que o aluno tem de melhor, sempre o auxiliando em busca de suas potencialidades e aperfeiçoamento. Ao professor cabe a busca incessante de superação de desafios que está muito além do passar teorias e conceitos. É buscar o que se tem de melhor e oferecer aos alunos, cientes de que cada aluno é um universo de possibilidades.
DESENVOLVIMENTO
Ser professor é edificar pelo exemplo, incentivando e permitindo o surgimento de indivíduos preparados para a construção de um mundo novo onde a subjugação, o preconceito e a hipocrisia não tenham lugar. Ser professor é acometer sistemas ultrapassados que quer induzir o educando a absorver as fórmulas prontas. Neste contexto de múltiplos conhecimentos entende-se que a busca do saber vale a pena e professor e aluno são peças fundamentais na construção desse conhecimento.
O respeito que o professor merece não vai ser adquirido mediante institucionalização da lei ou na prática do grito, mas através do respeito e valor dada a essa profissão que nada tem a ver com submissão e resignação.
Sendo assim, este projeto visa contribuir na formação de valores e conhecimentos necessários para que o mundo se torne melhor , para que nossos alunos, vivenciem experiências significativas para o seu desenvolvimento físico mental e intelectual. Para mudar a realidade atual na qual a sociedade se encontra é preciso que comece uma nova relação entre professores e alunos no âmbito do processo de ensino e aprendizagem , é preciso compreender que o professor tem um papel social e político que não pode ser substituído,mas muitos fatores não corroboram para essa compreensão É imprescindível que o docente tenha um posicionamento critico e consciente de sua atuação como educador.
Teríamos que conseguir que os outros acreditem no que somos. Um processo social complicado, lento, de desencontros entre o que somos para nós e o que somos para fora [...] Somos a imagem social que foi construída sobre o ofício de mestre, sobre as formas diversas de exercer este ofício. Sabemos pouco sobre a nossa história (ARROIO, 2000, p.29).
Em contra partida com esse ponto de vista é preciso destacar e valorizar aspectos sócias que estão inseridos na atividade profissional do docente. Se olhado por esse patamar o trabalho individual do professor separado do seu papel social nunca será compreendido e assim sendo ficaria descaracterizado o real sentido do seu trabalho.O professor precisa refletir sobre o que é necessário para mudar sua prática e segundo Libâneo:
A reflexão sobre a prática não resolve tudo, a experiência refletida não resolve tudo. São necessárias estratégias, procedimentos, modos de fazer, além de uma sólida cultura geral, que
...