A Ética e Responsabilidade Social e Profissional
Por: Ana Benevenuti • 10/6/2020 • Resenha • 541 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
Ana Carolina Benevenuti
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia
Ética e Responsabilidade Social e Profissional
Iniciando pela tradução literária da palavra, Ética é de origem nobre, da antiga cultura grega, berço da nossa civilização. Provém então de "íthos", que se pronuncia com o "th" semelhante ao inglês e significa "a clareza da alma". O verbo grego "ítheo" significa "filtrar". Assim, uma pessoa que tem ética, filtra melhor os estímulos e valores do mundo. Filtrando o que não é bom. Portanto, uma pessoa com ética tem valores morais bem filtrados. Sabe discernir entre o certo e o errado e que é diferente daquilo que é conveniente. Até porque nem tudo que convém é ético. Neste sentido pode-se dizer que um ser ético age com responsabilidade, pois pensa de forma coletiva e não somente no seu bem. O seu agir e o seu pensar comungam com o bem-estar do coletivo, ao invés de seus interesses próprios.
Ser ético, então é saber filtrar melhor os estímulos e valores do mundo, o ser ético age com responsabilidade social quando cumpre de forma harmônica os seus deveres, suas obrigações sociais. Num contexto escolar, temos vários profissionais trabalhando por um bem comum, seus alunos. Professores, coordenadores, diretores, psicólogos, cozinheiras e todos os sujeitos que fazem parte da escola devem pensar sempre no bem comum, não no seu próprio pensar. Logo, agindo com ética e responsabilidade social todos encontram excelência.
Uma professora tem ética quando reconhece sua profissão como tal e procura disponibilizar com amplitude suas formas de incentivar seus alunos, atendendo a todos sem preferência, sem discriminação e outros pontos que não se encaixam na ética profissional. Por se tratar de pessoas, devemos se ater no contexto integral daquele aluno, se preocupando com todos os seus conhecimentos prévios e sua identidade já construída, sua família, e a comunidade que pertence, não devem ser inferiorizados.
Responsabilidade social vai além de conhecer o local onde se encontra ou trabalha, tem a ver com fazer parte e ajudar a construir a sociedade que lá está. No que posso ser útil nesse local, oferecendo ajuda em projetos, em atitudes e ações que não precisam ser necessariamente grandes, passos pequenos são capazes de transformar também a realidade social.
Enquanto escola, devemos promover ações que englobem a família, reconhecendo sua realidade e ajudando também seu lado psicológico, afetivo e social. Quantas mães notamos que passam dificuldade e tem vergonha de relatar, e como isso pode implicar lá na nossa sala de aula, o professor pode fazer bem mais do que transferir conhecimento. Uma conversa, ajuda faz tanta diferença quando o próprio saber.
Dente os muitos papeis executados pelo profissional professor, os principais são: despertar nos alunos o interesse e vontade de buscar seus objetivos com seus próprios esforços; Elaborar atividades que valorizam o potencial de cada aluno; Instituir pesquisas que force os alunos a realizar estudos argumentativos e que haja inter relação entre os temas do passado e do presente; Sempre que possível procurar diálogo com os pais; Realizar na medida do possível, uma correção menos punitiva; Entre outras ações que nos foram designadas.
...