A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA
Por: Nadine Pereira • 27/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.944 Palavras (8 Páginas) • 875 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário Leonardo da Vinci | |||
Nadine Pereira Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED3712) – Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil TUTOR EXTERNO: Cleci Vera Schenkel Martini. [pic 2] ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA Palhoça 2021/1 |
SUMÁRIO[a]
PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
1.2 OBJETIVOS 3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 3
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 4
2.1 METODOLOGIA 4
2.2 CRONOGRAMA 5
REFERÊNCIAS 5
APÊNDICES 7
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Área de concentração: Formação docente, no processo da alfabetização
Programa de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Projeto de Extensão: Alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância
Produto Virtual: E-book
Tema: Alfabetização na educação infantil
A pesquisa desde trabalho aborda a alfabetização, com sua área de concentração voltada para a importância da iniciação da alfabetização na educação infantil de ensino a distância, em tempo de pandemia pois, a profissão de professor é uma das mais importantes que existe, ela é o guia ou o primeiro contato para o conhecimento e estrutura formal de um ser humano para a vida, sendo familiar ou social, e temos que estar sempre nos aprimorando e aprendendo para compartilhar por tecnologia, fazer com que as crianças tenham o ensino através de telas.
Sendo assim, a área de concentração se destaca na “formação docente, no processo de alfabetização”, relatando o desenvolvimento das crianças no ensino remoto.
1.2 OBJETIVOS[b]
- Reconhecer os elementos da alfabetização na educação infantil, idade de pré escolar com um tema virtual e positivo.
- Apresentação de ferramentas de inovação, para facilitar a educação a distância.
- Flexibilidade para executar as atividades descritas.
- Elaborar uma trilha de aprendizagem lúdica para que a alfabetização seja potencializada.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[c]
No Brasil ao contar de o final do mês de março de 2020 fomos espantados em diversos estados da federação pela disseminação do Coronavírus que causa a COVID-19. Essa doença é causada pelo coranavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadro respiratórios graves.
Sendo assim nossas escolas pararam cerca de 40 dias, até que foi construída a educação remota, esse momento de pandemia veio nos mostrar o desafio da docência na educação a distância durante esse período tão delicado tanto para os professores, como para os alunos da rede de ensino em meio ao COVID-19. O objetivo é mostrar que precisamos treinar nossos professores como promover a forma lúdica a alfabetização para crianças na pré escola em meio ao ensino remoto. Diante disso, vem uma pergunta: Quais são os desafios enfrentados na ação pedagógica dos docentes no Brasil diante da pandemia e inserção de aulas remotas rapidamente como solução?
A diferença entre ensinar uma prática e ensinar para queo aluno desenvolva uma competência ou habilidade não é mera questão terminológica. Na escola, onde se predomina uma concepção da leitura e da escrita como competências, concebe-se a atividade de ler e de escrever como um conjunto de habilidades progressivamente desenvolvidas até se chegar a uma competência leitora e escritora ideal: a do usuário proficiente da língua escrita. Os estudos do letramento, por outro lado, partem de uma concepção de leitura e de escrita como práticas discursivas, com múltiplas funções e inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem.(KLEIMAM, 2007, p.02).
Tendo em vista propor cenários muito complexos, voltada para uso de tecnologia, mas necessários com urgência. Educação à distância e remota é uma modalidade que exige planejamento, formação e aplicação. Os professores entraram de cabeça a essa nova rotina. Escolas e famílias devem ficar unidas e envolvidas durante todo o processo. Pode-se argumentar que essa que essa vertente de ensino remoto é uma grande opção para manter a concentração dos alunos para os estudos, estimular o cognitivo ativado, explorando cada cantinho da mente, corpo da criança para conseguir alfabetizar. Envolver livros, contações de narrativas de forma divertida e colorida.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA[d]
O Estágio Curricular Obrigatório do Ensino Infantil, será realizado num total de 20 horas envolvendo atividades de pesquisa, fundamentação, observação e prática. Devido ao período da pandemia será realizado e válido conforme regulamentação do Plano de Pandemia.
O tema que aprofundaremos em nosso estágio será sobre as Formação docente, no processo da alfabetização em tempos de ensino à distância, sendo assim, teremos como base inicial foi utilizado pesquisas na internet, livros, e plataformas digitais como material para aprendizado.
...