A ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
Por: Heloisa Braga • 6/12/2019 • Trabalho acadêmico • 303 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
TAMARA BRAGA SOARES MIRANDA
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
TRABALHO 5
[pic 1][pic 2]
A antropologia como ciência, vem auxiliando a pedagogia na prática, mostrando como as duas podem andar juntas e construindo saberes necessários para desenvolver um cidadão critico, com autonomia e sem preconceitos. Apesar, do grande desafio no campo pedagógico homogenizador.
Ao longo dos anos, ficou evidente o fracasso das escolas, como a evasão escolar que a cada dia, aumenta. Segundo Boas, esse movimento de fracasso é o resultado da escola e da nossa sociedade não ter se desenvolvido diante as diferenças culturais. A partir disso, a antropologia colabora para a pedagogia entender e se desenvolver nesse processo de conhecimento histórico e de culturas diferentes aplicadas na prática educativa.
O campo de ciência da antropologia é onde desenvolve-se o pensamento de eliminar o etnocentrismo. A sociedade europeia julgava-se superior as demais culturas e a antropologia surgiu elaborando estudos para acabar com esses julgamentos.
A antropologia ajuda a desmitificar a educação vista como agente de controle social, na qual, nunca teve espaço para diferenças. Desenvolvendo a concepção de alteridade, conceito em que celebra-se as diferenças, o homem só existe a partir de um contato com o outro.
O relativismo cultural, é outro conceito da antropologia que é muito importante no campo da educação. Nele, o investigador deve ter um olhar neutro diante de uma cultura diferente, sem julgar ou opinar. Esses conceitos favorecem o campo educacional, pois tiram a visão e a atitude homogenizadora que a escola historicamente possui, transformando-a no lugar em que as diferenças são festejadas e aceitas, sem nenhum tipo de exclusão ou criticas.
...