A APRENDIZAGEM ATIVA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Por: Isabela Constante • 29/11/2019 • Projeto de pesquisa • 792 Palavras (4 Páginas) • 323 Visualizações
A aprendizagem ativa é o envolvimento do aluno no aprendizado. Dessa forma, ele lida com problemas, desenvolve projetos e cria sua própria construção de conhecimento. Ao pesquisar sobre esse tema, MIT e Harvard aparecem constantemente por usaram o método da “sala de aula invertida”. Esse método consiste em o aluno pesquisar em casa o que ainda vai ser dado pelos professores e chegar na sala de aula previamente sabendo do que vai ser tratado. Em Harvard, por exemplo, o método Peer Instruction faz com que o aluno, além de estudar antes em casa, responda questões sobre o tema e o professor, também antes de ministrar a aula, veja quais são as maiores dúvidas dos alunos e discutam em sala.
Alguns alunos estão acostumados com o professor sendo o protagonista da sala de aula e entregando a matéria pronta, então, quando se deparam com um sujeito que aplica a aprendizagem ativa, não aprovam pois certamente dá mais “trabalho”. Entretanto, o professor também necessita de muita preparação para saber trabalhar com esse artifíco visto que o aluno terá dúvidas mais complexas.
Tive essa experiência na própria faculdade na matéria de Tecnologia em Construção e Canteiros de Obras II. Foi passado para os alunos um trabalho sobre Cimento Portland no qual deveríamos, antes mesmo dos professores explicarem o assunto em sala de aula, escolher um recorte sobre o tema e tecer uma pesquisa em dupla.
A aprendizagem colaborativa desenvolve o pensamento crítico no aluno, a assimilação de informações e a resolução de problemas. Assim como a aprendizagem ativa, esse mecanismo também incentiva o aluno a ser responsável pelo seu aprendizado e a construir seu próprio conhecimento. Esse recurso, basicamente, fundamenta-se no aprendizado em grupo. Porém, não existe uma fórmula e, sim, diferentes maneiras de se trabalhar com esse método dependendo do que vai ser estudado, sejam elas: virtual, presencial, com divisão de tarefas, debate, curso, entre outras. De acordo com alguns estudiosos, esse tipo de aprendizagem evidencia que o esforço individual, isolado e competitivo não é tão eficiente quanto o modo colaborativo e social.
Minhas experiências com a aprendizagem colaborativa são quase todos os trabalhos que executei na faculdade. Cursar Arquitetura e Urbanismo ensina sobre trabalhar com esse tipo de aprendizagem uma vez que para efetuar todas as tarefas que os professores nos passam, nós somos praticamente obrigados a trabalhar em grupo. Além do excesso de incumbências e obrigações que nosso curso traz, trabalhamos sempre com a criatividade e discutir o que pensamos com um grupo de pessoas é fundamental para as possibilidades serem ampliadas e para que enxerguemos de outra forma um projeto, por exemplo.
Assim, na matéria de Ateliê – Projeto Integrado de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, nós sempre trabalhamos com grupos de 5 ou 6 pessoas durante todo o semestre em um projeto. Temos que fazer levantamentos e entrevistas no entorno da área trabalhada antes de tudo. Nessa parte já tentamos dividir as tarefas para não sobrecarregar ninguém, mas sempre trazendo em sala o que fizemos isoladamente para ser discutido pelo grupo. Depois, começamos a fase do projeto na qual cada participante expõe as ideias e vamos discutindo o que e como deve ser feito, complementando as sugestões.
...