A ARTE DE APRENDER NA UNIVERSIDADE
Tese: A ARTE DE APRENDER NA UNIVERSIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tarc • 31/8/2013 • Tese • 345 Palavras (2 Páginas) • 458 Visualizações
1 A ARTE DE APRENDER NA UNIVERSIDADE
1.1 Citação longa
A palavra profissão define não simplesmente um agrupamento de técnicas das quais se usufrui com o objetivo de garantir a subsistência, mas também os papéis sociais associados a este e, até, estilos de vida. A escolha de um ofício, afinal, sugere a opção não apenas por um curso ou por uma atividade, mas também por uma rotina, por um ambiente do qual o indivíduo fará parte. Esta decisão, então, implica a ponderação acerca de o que se quer ser, além de sobre o que se quer fazer (FILOMENO, 1997).
Na continuidade explorar-se estratégias para a memorização, atenção/concentração, leitura e escrita. Prioriza-se as estratégias de estudo e aprendizagem que são recomendadas pelos autores da área para os estudantes universitários. Inicia-se pela motivação para estudar, que sofre forte influência da escolha do curso superior que se deseja fazer.(PALOSKI, FERRARI, 2013, p. 4).
Como principais sugestões para a efetivação da aprendizagem defendem-se na atenção e memória a associação dos conteúdos estudados e a serem estudados às emoções positivas, pois elas colaboram para o aumento do grau de atenção o que está diretamente relacionado com a formação de memórias mais tenazes. Dentro da escrita, sugere-se a prática de diferentes formas de anotações [...].(PALOSKI, FERRARI, 2013, p. 14).
1.2 Citação curta
“A aprendizagem é singular, embora aconteça na relação com outros.” (PALOSKI, FERRARI, 2013, p. 3).
“O indivíduo precisa saber posicionar-se socialmente contra injustiças, a favor da autonomia e procurando realizar uma crítica consciente da realidade.”(PALOSKI, FERRARI, 2013,p. 13).
“[...] Na leitura, deve-se procurar ler a maior quantidade e diversidade de materiais, procurando sempre fazer fichamentos das ideias mais pertinentes.” (PALOSKI, FERRARI, 2013, p. 14).
1.3 Citação de citação
Uma forma de aumentar a concentração é procurar neutralizar todos os focos de tensão, assim pode-se atingir um nível adequado de desconcentração sobre eles e, consequentemente, poderá concentrar-se no estudo. Estudar sem concentração é uma missão fadada ao fracasso. Assim, para que se construam memórias tenazes após o estudo, e necessário que durante o seu processo exista um grau mínimo de atenção (VILLAMARÍN, 2000 apud, PALOSKI, FERRARI, 2013, p. 9).
...