A ARTE DO BRINCAR
Por: iporanga • 18/3/2019 • Dissertação • 263 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
Caráter Pedagógico da E.I
ARTICULAR O CUIDAR E O BRINCAR
O brincar é de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil.
Observa-se que muitos educadores não utilizam como estratégias para favorecer o processo de aprendizagem das crianças. O brincar faz parte do cotidiano das crianças, as brincadeiras ajudam na socialização, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral, da atenção, do pensamento.
Alguns educadores entendem que brincar é perda de tempo, mas, é essencial para o processo, ensina aprendizagem das crianças. Quando as brincadeiras são elaboradas e acompanhadas pelos docentes, se tornam uma ferramenta para desenvolver habilidades como por exemplo, coordenação motora.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, através das brincadeiras desenvolve o sentir, o pensar, o respeito, a compreensão de mundo, o trabalho em conjunto estimula a criatividade.
Portanto na educação infantil só trabalha o brincar e nela se desenvolve o educar.
Algumas inquietações foram surgindo ao longo das observações, como o porquê de escolas com o público infantil na mesma faixa etária, tendo como base o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil e a mesma Proposta Pedagógica para as Escolas de Educação Infantil do Município de Rio Branco-Acre (2011), possuírem práticas, métodos e formas de agir tão diferenciadas? Até onde a Educação Infantil conseguirá manter sua especificidade de “cuidar e educar” tendo com foco o brincar?
O cuidar na educação infantil, nas creches é o desenvolvimento da criança com a socialização, o interagir onde a própria criança constrói a sua cultura.
...