A Alfabetização e Letramento nos anos iniciais
Por: DIAS30 • 27/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 599 Palavras (3 Páginas) • 514 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROJETO INTEGRADOR I
PRÉ PROJETO
OSASCO / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROJETO INTEGRADOR I
PRÉ PROJETO
OSASCO / SP
2015
Tema:
Alfabetização e Letramento nos anos iniciais (Fundamental I).
Justificativa:
Avaliando o ensino nos dias atuais, podemos identificar um grande número de alunos que chegam ao final do ciclo (Fundamental I) sem ter alcançado o objetivo de alfabetização e letramento.
Mediante esta realidade, este estudo tem como objetivo investigar o motivo desta defasagem nas escolas.
Pois temos duas situações graves, a primeira são os alunos que chegam no final do ciclo e não são alfabetizados, e a segunda os alunos são alfabetizados, porém não são letrados.
Para responder as questões, procuramos entender o significado do termo alfabetização e letramento, bem como a ideia de alfabetização na perspectiva do letramento.
Exemplo
Segundo a autora Magda Soares no seu artigo Letramento e alfabetização: as muitas facetas (Rev. Bras. Educ. no.25 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2004), a alfabetização e letramento é:
Em síntese, o que se propõe é, em primeiro lugar, a necessidade de reconhecimento da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico; em segundo lugar, e como decorrência, a importância de que a alfabetização se desenvolva num contexto de letramento - entendido este, no que se refere à etapa inicial da aprendizagem da escrita, como a participação em eventos variados de leitura e de escrita, e o conseqüente desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes positivas em relação a essas práticas; em terceiro lugar, o reconhecimento de que tanto a alfabetização quanto o letramento têm diferentes dimensões, ou facetas, a natureza de cada uma delas demanda uma metodologia diferente, de modo que a aprendizagem inicial da língua escrita exige múltiplas metodologias, algumas caracterizadas por ensino direto, explícito e sistemático-particularmente a alfabetização, em suas diferentes facetas-outras caracterizadas por ensino incidental, indireto e subordinado a possibilidades e motivações das crianças; em quarto lugar, a necessidade de rever e reformular a formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, de modo a torná-los capazes de enfrentar o grave e reiterado fracasso escolar na aprendizagem inicial da língua escrita nas escolas brasileiras.
Problema:
Um dos maiores problemas que a sociedade enfrenta nos dias atuais é o Analfabetismo Funcional, mediante disso o estudo visa identificar e investigar os motivos que o gera.
Por que temos tantos alunos chegando no final do ensino fundamental I sem estarem letrados, “quais são as causas? ”, “quem são os “culpados? ”, “o que podemos fazer para solucionar este problema? ”.
Mediante o exposto como podemos superar este problema?
O objetivo desse estudo é reconhecer as dificuldades para assim tentar saná-las utilizando os recursos disponíveis para tal.
...