A Atividade Discursiva Educação de Jovens e Adultos
Por: Thalita Martinez • 4/6/2023 • Dissertação • 577 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Acadêmica: Thalita Sharon De Souza Martinez RA: 382084714161
Curso: Pedagogia 7° Semestre\noturno
ATIVIDADE DISCURSIVA
Temática: “No decorrer da disciplina Educação de Jovens e Adultos, observamos que são diversas as ações a serem desenvolvidas pelo educador no contexto educacional. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo professor, destacamos o ato de planejar. Diante desse contexto, explique as contribuições do planejamento didático ou de ensino para o trabalho docente. Em seguida, desenvolva uma reflexão sobre o caráter flexível do planejamento.”
Na educação, o ato de planejar é de suma importância em relação ao direcionamento das ações educativas e organização dos sistemas e redes de ensino. Sendo assim, é necessário planejar, pensar, prever a prática educativa, dentro no qual está inserido. Pois quando se está ensinando, não é transmitido apenas conteúdos e sim está contribuindo para formar sujeitos pensantes, refletivos e críticos. Onde, de acordo com MENEGOLLA e SANT`ANNA (2005) o planejamento educacional é definido da seguinte forma: “Planejar, portanto, é pensar sobre aquilo que existe sobre o que se quer alcançar, com que meio se pretende agir e como avaliar o que se pretende atingir.” (MENEGOLLA e SANT`ANNA 2005, P. 22).
A importância do planejamento vai além de atender uma exigência da legislação, mas tem importância como instrumento no qual vai possibilitar ao docente prever ações de ensino voltadas para a realidade dos estudantes. Tornando assim, a ação de ensinar mais agradável e o aprendizado mais eficiente. O plano possibilita ao professor manter, na medida do possível, uma articulação da disciplina como um todo pela relação com o plano curricular e, além disso, realizar uma autoavaliação da aula para direcionar/melhorar futuras ações. Certos pontos a serem mantidos ou reformulados poderão ser evidenciados com uma maior segurança. Mas o plano de aula não precisa ser cumprido necessariamente de forma rígida. Onde o ambiente da sala de aula pede ao docente uma atitude que seja constante e reflexiva, para criar e redirecionar ações sempre que surgirem imprevistos nos quais despertem tantos novos interesses quanto necessidades, o que não significa despreparo do professor, mas competências para agir e decidir (TORMENA1; FIGUEIREDO, 2010).
O planejamento compreende uma das principais ferramentas pedagógicas para o trabalho docente, devendo estar de acordo com o ensino em sala de aula. Com isso, observa-se que o planejamento pode apresentar flexibilidade, podendo ser alterado conforme as necessidades dos alunos, e as respostas dos mesmos ao conteúdo abordado pelo docente.
O docente tem conhecimento quando o planejamento não está obtendo os objetivos esperados. Podendo então, alterar o plano de ensino para obter um melhor desenvolvimento e agregando novas experiências ao seu trabalho. E esse planejamento vai incluir diversas ferramentas para o trabalho diário do professor, com o objetivo de realizar um trabalho eficiente.
FONTES CONSULTADAS
CRUZ, Maria Dalva da Silva. Contribuições do planejamento educacional para o processo de ensino e aprendizagem no programa Brasil Alfabetizado. Guarabira-PB. 2014. Disponível em:<http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3519/1/PDF%20-%20Maria%20Dalva%20da%20Silva%20Cruz.pdf >. Acesso em: 30 maio, 2023.
MENEGOLA. Maximiliano; SANT`ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo – área – aula. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2005. P. 9 – 61.
...