A COMPREENSÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Por: Marina Nina • 1/6/2017 • Artigo • 4.178 Palavras (17 Páginas) • 230 Visualizações
A COMPREENSÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Marilei Maria Kalbush
Marina Aparecida Felicio Bernardi
Solange Freitas
Tatiana Ferreira Sardagna
Profª. Fabiana da Silva Köpp
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0838) – Prática Módulo I
14/12/13
RESUMO
No dia a dia, o ato de adquirir conhecimento acontece tão naturalmente que não nos damos conta da sua real importância. Não percebemos que aprendemos e adquirimos conhecimento desde que nascemos até no convívio com as pessoas e com o mundo que nos cerca. O conhecimento comum ou senso comum é o conhecimento do dia a dia. Mas o conhecimento científico é um conhecimento adquirido pela necessidade de desenvolver um estudo profundo, uma investigação mais aprimorada de um determinado assunto ou fato. E é através da iniciação de uma atividade científica que procuramos a base de uma investigação mais confiável.
Palavras-chave: Iniciação Científica. Pesquisa. Metodologia.
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos falar sobre os tipos de conhecimentos, da iniciação científica e da sua importância no desenvolvimento social, comunitário e regional. O conhecimento é algo natural e um meio que o ser humano interage com o mundo que o cerca.
Temos vários tipos de conhecimentos, que abordaremos no decorrer do desenvolvimento.
2 TIPOS DE CONHECIMENTOS E INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Se partirmos do significado da palavra, o termo conhecimento vem do latim “cognoscere”, que significa “conhecer pelos sentidos”. O homem se difere dos outros animais por possuir razão, capacidade de relacionar e ir além da realidade imediata. É através do pensamento que o homem estabelece uma relação de necessidade de investigar com o objeto a ser investigado.
Existem diferentes tipos de conhecimentos:
2.1 CONHECIMENTO POPULAR
O conhecimento popular é ligado a tradições populares, pois nada é comprovado cientificamente, eram passados de geração a geração. Nossos antepassados utilizavam muitos esses ditos populares, como as ervas que encontravam na natureza, acreditavam que ajudavam a curar as doenças e assim foram passando esse tipo de conhecimento para novas gerações. Ex: Quando alguém tem febre, bater claras em neves ou enrolar uma fralda molhada com vinagre nas solas dos pés ajuda abaixar a febre alta.
...