A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE COTEGIPE-BA
Por: Anderson Marques • 29/4/2018 • Projeto de pesquisa • 9.443 Palavras (38 Páginas) • 857 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Faça a correção final da escrita de acordo com as normas da lingua portuguesa. Em seguida formate de acordo a normas da ABNT e salve nas duas versoes word e pdf e me envia.
A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE COTEGIPE-BA
TAVARES, Luzia 1
MEDEIROS, Railde Mariani Passos 2
CORADO, Adelaide Batista 3
RESUMO
A Música é uma linguagem tão rica em todos os aspectos, que desperta libertação na vida do ser humano. Este artigo investiga a contribuição da música no processo de socialização na educação infantil. A música enfoca aspectos históricos e atende diferentes aspectos do desenvolvimento humano, como o social, espiritual, físico, mental e emocional, sendo considerada uma ferramenta facilitadora no processo de socialização. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições da música no processo de socialização das crianças na educação infantil. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo em nível exploratório, o estudo é de pesquisa qualitativa e os instrumentos de coletas de dados foram através de entrevistas, em escolas de educação infantil, com o intuito de conhecer como o trabalho com música é visto pelos educadores infantis e desenvolvidos pelas crianças no processo de socialização. Como resultado do trabalho em sala de aula cria-se um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, prazer em ouvir e cantar, socialização, movimento corporal e linguagem. A pesquisa permitiu perceber que através da música na escola, ela favorece a aprendizagem das diferentes áreas que compõem o currículo escolar e também desenvolve comportamentos de atenção importantes no desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: Música; Socialização; Práticas Pedagógicas; Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa trata-se do estudo sobre a Contribuição da Música no Processo de Socialização na Educação Infantil em uma Escola Municipal de Cotegipe-Ba, tendo como objetivo analisar as contribuições da música no processo de socialização das crianças na educação infantil. A música é um excelente vetor para a socialização da criança. Isso é notado principalmente quando ela vai para a escola.
Nesse sentido, este trabalho se justifica na medida em que procura demonstrar a importância da música no processo de socialização da criança. Isso vale tanto para as atividades escolares quanto para todas as outras atividades desenvolvidas para e com a criança.
Interessante observar que nos dias atuais, a música continua favorecendo a expressividade e socialização. Talvez muitas pessoas ainda não se deram conta e nem pararam para analisar o quanto a música vem exercendo um papel social entre os mais diversos grupos humanos da sociedade.
A música, além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo infante, faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e exerça sua liberdade, tornando-o, no futuro, um ser autônomo e capaz de exercer com responsabilidade seu papel de ser autônomo e cidadão.
Nem mesmo alguns professores percebe-se que a linguagem musical vai ajudar o aluno a adquirir a linguagem formal que se espera tanto na forma oral quanto escrita. Certamente o papel do professor merece destaque, pois nas práticas pedagógicas devem estar inseridos momentos que propiciem prazer e aprendizagem.
Diante do exposto, entende-se que o grande desafio é que a música na educação infantil venha a colaborar com o processo de socialização da criança, almejando que essa não seja apenas uma prática descontextualizada, mas um complemento, um meio para o melhor entendimento e trabalho das muitas atividades realizadas na educação infantil, que além de desenvolver a sensibilidade musical pode ainda ajudar no desenvolvimento de outras potencialidades da criança.
Conhecendo os benefícios da música na educação infantil, torna-se bem mais fácil desenvolver modelos pedagógicos que possibilitem adentrar no mundo da criança e, consequentemente, contribuir para a sua formação integral.
As dificuldades percebidas em relação ao ensino de música instigaram à proposição de um problema norteador deste estudo: Como a música pode influenciar no processo de socialização na Educação Infantil? A busca por respostas a estas questões suscita a necessidade do delineamento de objetivos que possam orientar essa pesquisa. E com base nesse objetivo desdobram-se os seguintes objetivos específicos:
- Observar como a música resolve conflitos de relacionamentos;
- Verificar se a música desenvolve as regras impostas;
- Identificar sensações através das músicas/cantigas de roda;
- Analisar como a música desenvolve a linguagem oral cognitiva social e emocional da criança.
Assim, o presente trabalho traz um aporte teórico buscando apresentar as possibilidades da música como ferramenta pedagógica no processo de socialização na educação infantil, como um dos meios para se educar e interagir com a criança nas suas distintas fases, onde o crescimento individual se dá através da interação e apropriação de novas formas de conhecimento.
Para apreender estas concepções ou representações que o trabalho foi construído, a pesquisa teve início com o referencial teórico que teve como objetivo desenvolver ideias com base em referências bibliográficas, visando o embasamento teórico do estudo e elucidar quais são os teóricos que já estudaram sobre o assunto e que ajudaram a sustentar embasar o tema que foi desenvolvido.
Nesse contexto, buscando compreender a organização do trabalho, englobamos a metodologia da pesquisa com ambito na pesquisa qualitativa que em sentido amplo foi definida como uma metodologia que produziu dados a partir de oservações extraidas do estudo de pessoas ou processos com os quais os pesquisadores procuraram estabelecer uma interação direta com tema estudado.
Assim, a análise de dados da entrevista se caracterizou por buscar uma apreensão de significados na fala dos sujeitos, interligada ao contexto em que eles se inserem, apresentado-se os resultados da pesquisa, com exemplos de gráficos, para melhor observação.
...