A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Por: Valéria Vilhoni • 3/12/2021 • Resenha • 760 Palavras (4 Páginas) • 142 Visualizações
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a contribuição do estágio supervisionado na formação do pedagogo, enfatizando as questões que envolvem a teoria e a prática. Neste sentido pretende-se destacar que uma formação não se restringe apenas aos saberes teóricos adquiridos nos estudos durante a graduação, mas sim nas práticas da profissão fazendo com que o estágio seja de suma importância durante o processo de formação.
Considerando que a formação do pedagogo está pautada na Lei Federal n. 9394 de 20 de dezembro de 1996 e pela resolução CNP/CP Nº01 de 15 de maio de 2006 que estabelece as Diretrizes Nacionais para o curso de Pedagogia, podemos observar que a referida profissão passou por mudanças que trazem para os tempos atuais uma nova concepção e os novos paradigmas que nos levam a buscar maiores conhecimentos sobre o assunto. Encontramos neste sentido, a necessidade de pesquisar sobre a questão do estágio supervisionado, sua relevância e importância na formação deste profissional que possui um grande compromisso com a educação e com formação de uma sociedade consciente.
O tema da pesquisa nos remete a buscar nos estudos sobre o assunto, respostas que confirmem aquilo que foi visto e aprendido durante o curso, possibilitando desta forma vivenciar a prática, conflitar as ideias e construir uma identidade profissional alicerçada em saberes necessários a função do pedagogo.
Espera-se, portanto, encontrar neste estudo respostas para que o trabalho do pedagogo que se justifique e se identifique com uma realidade profissional que se mantêm em constante transformação e necessita de profissionais conscientes a e aptos a exercerem a sua função.
Neste sentido buscaremos algumas respostas na própria legislação, pois este é e sempre será o melhor caminho para dar inicio a compreensão da referida profissão.
As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia foram estabelecidas pelos pareceres CNE/CP n.05/2005 e 01/2006 também na Resolução CNE/CP n. 01/2006 que apresentam um marco referencial de um novo tempo no campo desta formação profissional, mais especificamente os artigos 4º e 5º da Resolução CNE/CP n. 01/2006, que definem a finalidade do curso de pedagogia:
Art. 4º - O curso de Licenciatura em pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimen¬tos pedagógicos.
Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando.
I - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares;
III - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos
...