TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIANÇA E SUAS INFÂNCIAS

Por:   •  4/12/2019  •  Artigo  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

JÉSSICA APARECIDA GOMES DE SOUZA

CRIANÇA E SUAS INFÂNCIAS

SÃO JOÃO NEPOMUCENO

2019

JÉSSICA APARECIDA GOMES DE SOUZA

CRIANÇA E SUAS INFÂNCIAS

Trabalho apresentado no curso de graduação da Faculdade Presidente Antônio Carlos – FUPAC no 2º Período do curso de Pedagogia para disciplina: Didática: Fundamentos e Prática Docente.

Professora: Gleice Aparecida de Menezes Henriques

JOÃO NEPOMUCENO

2019

CRIANÇA E SUAS INFÂNCIAS

        A infância é umas das etapas mais importantes na vida de uma pessoa. É nela que vivenciamos sonhos, brincamos e através do imaginário descobrimos o mundo. Mas, sabemos que por conta de vários fatores históricos, as crianças nem sempre foram vistas e tratadas e respeitadas como nos dias atuais. A forma de pensar sobre elas era completamente diferente. Isso nos remete ao pensamento de que: qual é o papel de uma criança na sociedade em que vivemos?

A partir de alguns estudos, vários fatores nos fizeram compreender o verdadeiro sentido da infância e suas diversidades. Nesse sentido, é necessário refletir as diferenças culturais, sociais e econômicas no nosso país, que de forma exorbitante, ate hoje, afeta negativamente várias pessoas, pois há uma infância para cada cultura, para cada meio de viver, de pensar e de se relacionar.

Vale lembrar, que vários acontecimentos nos fazem perceber em como a infância está sendo deixada de lado e está se perdendo. Alguns fatores contribuem em grande escala para isso. Partimos do sentido de que algumas etapas estão sendo puladas para que a criança se torne bem sucedida na vida adulta e sua infância cheia de sonhos e imaginação está cada vez mais deixando de existir.

Nesse contexto, sabemos que há na criança, particularmente, uma imaginação abundante. Mas, será que pulando etapas do seu crescimento estamos contribuindo para o seu imaginário? Será que estamos respeitando suas culturas e costumes, e os espaços oferecidos a elas no meio educacional proporcionam a liberdade necessária para que sua criatividade aflore? Isso nos leva a refletir sobre como o brincar na educação infantil é primordial. O lúdico proporciona na criança a vontade de explorar, de conhecer através da fantasia, do faz de conta e o ajuda a se tornar um ser crítico perante seu meio social.

Outro aspecto importante tratado no sentido de infância são as reações dos adultos em relação às crianças. Muitos deles deixam de se impor por acreditarem que é somente uma fase e que dela não se levará nada de produtivo para o futuro.

                Engana-se quem pensa assim. É preciso conversar e dentro dos limites, estabelecer regras se necessário. O adulto é o espelho da criança e ela irá refletir suas ações boas ou ruins.

        Nessa perspectiva, o olhar do pedagogo sobre essa fase deve ser fundamental. A criança deve aprender, mas não pode deixar de ter infância. O carinho, a atenção, a proteção, o respeito na liberdade de imaginar e criar por parte dos educadores, deve ser essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com