A CROMATOGRAFIA
Por: Teeeeeeia • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 633 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
CROMATOGRAFIA
A cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução.
O termo cromatografia foi criado, em 1906, por um botânico russo que trabalhava com a separação de constituintes químicos presentes em plantas. Por ter sido observada a separação de cores na análise, o termo dado ao processo foi cromatografia (chrom = cor e graphie = escrita). Mas a técnica é empregada para diversos tipos de amostras, muitas das quais incolores e que precisarão do auxílio de um agente revelador para que se possa observar o resultado da separação.
Existem diversos tipos de métodos de cromatografia e ela pode ser dividida em duas classes: cromatografia em coluna e a cromatografia planar.
A cromatografia em coluna está baseada no meio físico em que a fase móvel e estacionária entram em contato. Nesse caso, a fase estacionária é mantida dentro de um tubo estreito e a fase móvel é forçada a passar sob pressão (SKOOG, 2002). Já na cromatografia planar, a fase estacionária é suportada por uma superfície planar. A fase móvel movimenta-se por capilaridade ou influência da gravidade (SKOOG, 2002). As técnicas existentes de cromatografia planar são: a cromatografia em camada delgada (CCD), Cromatografia em papel (CP), e eletrocromatografia. Cada uma usa uma camada fina e plana (SKOOG, 2002).
TECNICA DE CROMATROGRAFIA EM PAPEL
Um dos primeiros processos usados foi a cromatografia em papel. As substâncias a serem separadas costumam interagir com a celulose do papel, sendo que em razão das suas diferentes constituições, uns migram com maior e outros com menor velocidade.
Efetua-se fazendo passar uma solução (líquida ou gasosa) através de uma fase estacionária, onde se efetua o procedimento de separação. Neste método tem sempre uma substância capaz de fixar em sua superfície a substância que está sendo separada, e um solvente fluido que arrasta o material a ser isolado.
EXPERIMENTO DE CROMATOGRAFICA EM PAPEL
O SEGREDO DAS CANETAS HIDROGRÁFICAS (CANETINHAS)
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Canetinhas coloridas,
- Àlcool
- papel-filtro ( papel usado para coar café)
- tesoura, fita adesiva, copo transparente ( de preferência de vidro) e Régua ( Se necessário apoiar).
[pic 1]
PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO: Corte tiras compridas de papel-filtro de cerca de 2 cm de largura e o máximo que você conseguir de comprimento. Quanto mais longas, melhor. Apare as pontas no formato de um retângulo. Com uma canetinha, pinte uma bolinha de cerca de 1 cm de diâmetro a cerca de 2 cm da borda inferior do papel-filtro. Usando uma fita, cole uma ponta do papel-filtro na canetinha, formando um “T”. A bolinha deve ficar do lado o posto à borda que foi colada. Pegue um copo e coloque cerca de um dedo de álcool. Depois, mergulhe a tira de papel-filtro de forma que o álcool molhe a borda do papel.
ATENÇÃO: não coloque a parte pintada diretamente no álcool. Se a sua tira ficou muito comprida e está fazendo a bolinha ficar submersa, corte um pedaço da tira e cole novamente. Aguarde cerca de 15 minutos enquanto o álcool sobe pelo papel. Quando você perceber que o álcool deixou de subir, tire o papel e deixe-o secar então irá identificar o resultados.
[pic 2]
RESULTADOS: Percebemos que, quando o álcool passou por algumas cores, elas foram decompostas por várias outras cores, Na experiência a canetinha verde mostrou que era misturada por pigmentos azul e amarelo, a canetinha preta por azul, amarelo, vermelho e marrom, já a rosa apenas o pigmento rosa. Notamos que, nem todas as cores das canetinhas usam apenas um pigmento. Muitas cores são formadas a partir de duas ou mais cores, ou apenas um pigmento, no caso a cor rosa da experiência, depende muito da marca da canetinha.
...