TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização dos processos de gestão de pessoas

Por:   •  20/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA EAD

Prática de Ensino e Est. Sup. em Gestão Das organizações Não Escolares

LUCIANA TEIXEIRA DE VASCONCELLOS

Rio de Janeiro

 2018


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Est. Sup. em Gestão Das organizações Não Escolares

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Prática de Ensino e Est. Sup. em Gestão Das organizações Não Escolares sob orientação do Professor Magda Maria Ventura Gomes da Silva. 

                               

                       

 Curso: Pedagogia

Rio de Janeiro

 2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO5

1.1 Caracterização da organização observada5

1.2 Caracterização dos processos de gestão de pessoas6

CAPÍTULO II – DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS8

CAPÍTULO III – CONSIDERAÇÕES FINAIS11

REFERÊNCIAS13


INTRODUÇÃO

O relatório apresenta as observações feitas no cotidiano de uma organização não escolar, o objetivo do estágio é focado na Gestão Administrativa e de Recursos Humanos de um curso pré-vestibular do Qi Qualidade Integral de Ensino Ltda., localizado na cidade do Rio de Janeiro, totalizando 66 horas, exigidas no Currículo do Curso de Pedagogia.

Será registrado o desenvolvimento do trabalho pedagógico, o relacionamento entre gestores e colaboradores, a estrutura funcional e organizacional, a formação dos profissionais e a administração.

O Estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9394/96), um momento importante na formação do pedagogo que se prepara para exercer o seu trabalho com êxito, além de oferecer oportunidades para uma prática reflexiva neste segmento de ensino.

O registro permite direcionar o olhar ao objeto de estudo, neste caso, a gestão não escolar. Contudo, com o desenvolvimento do estágio se torna possível analisar, observar as propostas e sugestões de ações no espaço organizacional. É um momento que faz a transição da teoria para a prática sendo responsável pela mediação do conhecimento ao educando, vivenciando os problemas e necessidades reais para que alcancem com eficácia os ideais pressupostos.

O relatório por meio da observação permite verificar aspectos positivos e negativos, bem como as ações cotidianas entendendo que a educação se faz com investimento, com dedicação, com respeito, com cooperação, valorizando sempre as diferenças.  

CAPÍTULO I – CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

 

1.1 – Caracterização da organização observada

 

              O Qi Qualidade Integral de Ensino, situado na cidade do Rio de Janeiro, foi fundada em 1994. Iniciou suas atividades como curso pré-vestibular no bairro da Tijuca. O até então curso pré-vestibular, foi passando por diversas transformações ao longo dos anos, até se transformar em um dos maiores cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio de toda a cidade do Rio de Janeiro.

            Ao longo de todos esses anos de sua existência, foram abertas mais 5 unidades, totalizando 6 unidades em toda cidade do Rio de Janeiro.

Com tanto sucesso, a expansão foi inevitável, e foi criado então o Colégio Qi, porém o curso pré-vestibular não perdeu sua essência. Com as novas práticas de gestão e administração, o curso pré-vestibular, passou a caminhar de forma independente ao colégio, numa grande demonstração de organização. As pessoas quando veem a marca Qi, imaginam uma única coisa, excelência em ensino, porém, as atividades de Colégio e Curso Pré-vestibular são totalmente desmembradas umas das outras.

A Direção é exercida por Paulo Emílio Coelho Bonzan, que trabalha no local a mais de 20 anos.

O Qi Qualidade Integral de Ensino, está situado em localizações privilegiadas em toda a cidade do Rio de Janeiro, sendo capaz de ofertar seus serviços aos mais distintos públicos.

A gestão administrativa do curso pré-vestibular está a cargo de Renato Pellizzari , responsável por todos os recursos físicos das unidades, tais como mesas, cadeiras, quadros brancos, televisores, computadores, além de outros materiais e equipamentos. Ela é a pessoa que possibilita a alunos e professores um convívio agradável ao longo do tempo em que estão nas dependências do curso.

Ademais, a instituição possui como missão: “oferecer ensino de qualidade , visando auxiliar na formação de novos profissionais críticos e criativos, preparando-os para o início da vida acadêmica”.

O curso pré-vestibular tem como valores:

  • Ética;
  • Profissionalismo;
  • Respeito, cooperação e solidariedade nas relações;
  • Respeito ao meio ambiente;
  • Aprimoramento contínuo.

 

1.2 – Caracterização dos processos de gestão de pessoas 

A gestão de Recursos Humanos é de responsabilidade da Sra. Gleide Mara , ela tem como principal objetivo articular os setores e as pessoas, de forma a trazer um ambiente agradável e de constante movimento em buscar de novas técnicas e procedimentos com o fim de uma melhoria no serviço e no bem estar da organização.

O curso pré-vestibular, conta com uma equipe de professores renomados, que ama a arte de lecionar e estão antenados ao universo do Exame Nacional do Ensino Médio, além de falarem a mesma linguagem de jovens e adolescentes, permitindo a estes que façam com prazer a árdua tarefa de estudar.

Todos os colaboradores são comprometidos com o trabalho, priorizando a pontualidade e assiduidade, no intuito de não comprometer o principal bem da instituição, que são os alunos.

Ademais, a instituição possui um atrativo plano de benefícios, que estimula o profissional a manter-se motivado em seu emprego, como exemplo podemos citar, plano de saúde, participação nos lucros e vale alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com