A Carta de Intenção
Por: Rosana Martins • 28/7/2023 • Artigo • 606 Palavras (3 Páginas) • 70 Visualizações
[pic 1][pic 2] PERFIL DA TURMA
A turma é composta por 18 crianças, sendo 9 meninas e 9 meninos. É uma turma assídua e que participa de tudo que é proposto. Este é o primeiro ano de todos os alunos no Berçário, sendo seu primeiro contato com a escola. A adaptação da turma foi um pouco difícil para alguns bebês, tivemos momentos de choro e ansiedade. Apesar de alguns chorarem demonstrando insegurança, talvez porque fosse a primeira experiência escolar e por nunca terem ficado longe dos pais e responsáveis por um longo período, algumas já de início, estabeleceram vínculo afetivo com as professoras, colegas e demais funcionários da escola, adaptando-se com facilidade a rotina escolar, relacionando-se com os demais de maneira alegre, confiante e segura.
De modo geral a sala é muito esperta, entrosada e curiosa que demonstra grandes interesses nas atividades propostas e com o passar dos dias estão demonstrando com maior clareza suas preferências.
No geral tivemos um período de adaptação tranquilo, com choros alternados o que é muito comum na adaptação. Respeitamos cada criança em sua individualidade, considerando que é um momento novo e delicado. Nossa intenção foi acolher os diferentes ritmos das crianças fazendo com que elas se sentissem seguras e tranquilas nesta nova etapa de suas vidas.
A participação das famílias neste processo foi essencial, diminuindo o desconforto e passando segurança para os bebes. Nosso principal objetivo foi construir um vínculo afetivo, pois é na construção desta relação com os adultos que os bebês terão segurança e confiança, o que refletirá positivamente em suas vivencias durante o ano.
Gradualmente, todos os dias, nós professoras conseguimos envolver e conquistar as crianças através das brincadeiras, brinquedos, da atenção, do acolhimento direcionado a cada um.
No decorrer desse período tentamos todos os dias seguir nossa rotina incentivando brincadeiras no chão, oferecendo nosso corpo como apoio e aconchego para que as crianças se sentissem mais seguros e aos poucos assumir outras posições e não só a do colo. Outra forma de deixar as crianças cada vez mais tranquilas foi conhecer e entender os seus costumes, seus medos, o que gostam ou não, os sinais de sono, a alimentação, suas preferencias durante as brincadeiras, objetos de apego entre outros.
Partindo de todas estas observações e constatações é que pudemos elaborar o planejamento das atividades para a turma do berçário. Outro fator relevante foi a organização do espaço da sala, tivemos um cuidado especial, preparando uma sala acolhedora e ao mesmo tempo desafiadora com brinquedos apropriados para a faixa etária.
Alguns períodos da nossa rotina:
Sono: Em relação ao sono das crianças no início era bem curtinho, necessitando assim de fazerem mais sonecas ao longo do dia. Atualmente já estão adaptados com o sono na escola, fazendo menos ou nenhuma soneca durante a manhã e dormindo por volta das 11:00 e durando cerca de duas horas dependendo da criança.
Refeições: As refeições acontecem no refeitório, as crianças são colocadas na cadeirinha e fazem as refeições com o auxílio da professora, algumas crianças já comem suas frutas sozinha, sem necessitar de ajuda. No geral todas as crianças se alimentam bem, existem algumas especificidades que são tratadas individualmente.
...