A Comunicação Expressão
Por: valeria231 • 3/5/2015 • Relatório de pesquisa • 451 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
A educação na Grécia antiga e os filósofos:
Sócrates método de ensino: perguntar, dialogar, com o discípulo.
Perguntar fingindo ignorar, busca do auto conhecimento, crítica aos sofistas que cobravam para ensinar e abusavam da retórica, mais interessados na arte da persuasão, para criar os filhos da elite para os cargos políticos gregos.
A frase: “Só sei que nada sei” de Sócrates significa o principio da sabedoria, atitude em que o homem assume a tarefa de superar o enganoso saber baseado nas ideias pré-concebidas. Perceber que não há não um conhecimento único e verdadeiro, mas que existem várias “verdades”.
Desta forma, Sócrates estava preocupado como o discípulo chega ao conhecimento, isto é, preocupado com o processo do conhecimento e não com o resultado isto é, com o produto (provas)
Já Platão cria a alegoria da caverna, onde retrata a história de homens “presos” na caverna acreditavam que somente aquilo que viam era verdadeiro, para Platão isto significa o quanto os homens sem o conhecimento e saber ficam restritos a ter o como únicos saberes e informações que já possuem, limitando sua vida a ideias pré-concebidas.
Para Platão embora a educação para homens e mulheres devesse ser igual, acreditava que existia homens com alma de bronze (próprio para o ensino Mecânico, desenvolvendo atividades em comércio, etc), os de alma de prata ( prontos para atividades guerreiras) e os de alma de ouro feitos para as atividades filosóficas e por isso políticas)
Apesar disto Platão acredita que a educação deveria ser pública e gratuita e por isso dever do Estado, já que o Estado depende do cidadão.
Assim como Sócrates, Platão acredita que aprender é lembrar, o mestre somente incita no discípulo o saber que já está nato dentro dele. É por isso, que Sócrates não cobrava por suas aulas deixando cada um pagar o que achava devido.
A educação nas sociedades primitivas
- O início da mudança no processo educacional não foi o surgimento da escrita, embora sua descoberta tenha formado as primeiras escolas, o que realmente marca a diferença nas formas de ensinar é o acúmulo de bens materiais, o surgimento das primeiras vilas, as transformações técnicas e o aparecimento das cidades em decorrência da produção excedente e da comercialização que alteram as relações entre os homens, e consequentemente o processo de educação. Se antes havia uma educação difusa e homogênea para todos da tribo com estas mudanças, e com as divisões sociais aparecem formas de servidão e escravismo. Assim, a partir deste momento, surge uma educação cada vez mais diferenciada, uma realizada para a camada dos ricos e outra direcionada para os menos abastados.
Lembrar que: As questões educacionais não devem ser concebidas como um fenômeno neutro, mas sim engendradas nas relações sociais e históricas.
...