A Comunicação e Linguagem
Por: 8152261 • 16/4/2023 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 63 Visualizações
[pic 1]
ANACLAUDIA - 8152361
Licenciatura em
Pedagogia
PORTFÓLIO 2 – CICLO 3: COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Fundamentos da
Educação, ministrada pela prof.ª/tutora Amanda
Cristina Martins Raiz.
[pic 2]
Resenha : A importância da escrita na carreira profissional
Nesse texto tecemos considerações sobre a importância de escrever bem para o sucesso profissional. De tal modo, dois aspectos relevantes precisam ser considerados.
O primeiro, apontado pelo professor de Língua Portuguesa e Redação no Complexo de Ensino Renato Saraiva ( CERS), Carlos André Pereira Nunes: “Adequação linguística, ou seja, entender qual é a comunicação da empresa.’ E o segundo ponto, “é a capacidade exigida ao profissional de acompanhar as mudanças ocorridas no mercado de trabalho de forma a se reinventar de tempo em tempo’, segundo afirmou, Leonardo Prudente, o gestor governamental, mestre em administração e instrutor de Linkedin, entrevistado pelo ADM Entrevista.
Desse modo, é propício destacar o reflexo que há da distância entre a vida profissional das pessoas da leitura e da gramática. De acordo com Magda Soares (1998), “alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado é aquele que vive em estado de letramento, ou seja, é aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde as demandas sociais de leitura e escrita,” Muitas vagas de emprego exigem que os concorrentes elaborem uma carta de apresentação junto do seu currículo. Esse documento deve ser visto como a primeira etapa da entrevista de emprego, em que o candidato deverá expor as motivações, habilidades e qualificações que o levaram até ali e fazem dele um adendo valioso à empresa; e por mais que este candidato seja o mais qualificado tecnicamente para a vaga, ele será desqualificado se não souber expor suas aptidões por meio de uma boa escrita tanto no currículo quanto na carta da apresentação.
Conforme expusemos anteriormente, a importância do tema abordado abrange uma mudança significativa na vida de muitos profissionais, já que estes desejam ter sucesso em suas carreiras. Para aprender a escrever bem é preciso, ante de mais nada, estimular o hábito da leitura; tendo cuidado com o que se lê. Além, de melhorar a escrita, o hábito da leitura, também é capaz de ampliar os seus conhecimentos, tornando-o uma pessoa mais informado, culta e sabendo se comunicar com a linguagem
2
correta de cada ambiente. Mesmo com poucos recursos podemos realizar determinados cursos que nos auxiliam em obter um bom hábito de leitura e de uma boa escrita, como por exemplo a plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem e desenvolvimento do Ministério da Educação) que oferece cursos gratuitos de formação, ofertados em parceria com diversas instituições de ensino.
...