A Contribuição da Biblioteca para o Ensino Aprendizagem
Por: Shirlei Cristina • 9/12/2019 • Artigo • 771 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
A contribuição da Biblioteca para o ensino - aprendizagem
1. Introdução
No decorrer de muitos anos, a escola teve a ilusão de exclusiva principiante do conhecimento, da informação. Atualmente consequentemente possua uma função marcante e valorosa, ela não possui o saber privado muitos outros precedências que trazem consigo o saber auxiliam no desenvolvimento educacional.
A escola é considerada como um lugar de tédios e sacrifícios, não se pode pensar nela como um ambiente introvertido, reservado, desanimado, pesaroso e desgostoso mas sim como um espaço de entusiasmo, felicidade, satisfação, contentamento e de enorme contribuição para o ensino/aprendizagem.
O professor contribui fundamentalmente para o ensino/aprendizagem, porém ele não pode se delimitar entre este e os seus discentes, deve ser perspicaz e inovador , de maneira que o ensino/aprendizagem decorra e exista um espaço criativo para discentes e professores possa inovar seus conhecimentos.
Segundo Faria(2007): “ Para se alcançar a aprendizagem no adolescente é necessário que o professor observe seu processo de desenvolvimento cognitivo de conhecimento: tanto o conhecimento sob a forma de informação, conceito,generalização e teorias como as funções e capacidades intelectuais.” (apud NETTO).
O educador é um transmissor do conhecimento e possui como função despertar o interesse dos seus discentes, não delimitando exatamente qual metodologia se adequar tem que leva-lo ao despertar e interesse de abranger seu conhecimento.PILETTI(1995,p,63) afirma:
“[..] Procurar motivar os alunos a fim de que se interessam pela matéria, a fim de que estudem de forma independente e criativa, e muito mais fácil. Mas nesse casop os resultados serão muito gratificantes para professores e alunos pois, ao final do processo todos se sentirão realizados.”
No método de adquirir a educação , é essencial a colaboração de agentes mediadores do conhecimento e haja recursos que auxiliam a transmissão das informações corretamente aos recolhedores do conhecimento.
No meio de tantos recursos um que merece grande destaque é a biblioteca, porque esta contem conhecimentos necessários para que os educadores obtenham os conhecimentos a serem transmitidos para os educandos.
Segundo Antunes( 2006,p.44), não é preciso conter apenas a biblioteca na escola com os recursos cabíveis à ela disponível para o seu andamento; é preciso mais que isso, é essencial que seja desfrutada por todos que fazem parte da sociedade escolar.
Portanto, a biblioteca escolar deve ser:
[...] o centro dinâmico de informação da escola- caracteriza-se como um lugar dinâmico, vivo, atraente instigante ao qual dá vontade de voltar sempre. Como centro de informação é onde se encontra, à disposição do usuário, o acervo organizado com a informação em qualquer meio ( livro, revistas, fitas de vídeo, CDs, gravuras, etc).
Adentrar a biblioteca como um recurso para o ensino/aprendizagem é possibilitar a ampliação do conhecimento através dos acervos disponíveis.
Segundo Furtado (2008, p.2) ”A biblioteca escolar é fundamental dentro do sistema educacional de um país, pois, como parte integrante do sistema de informação, pode colaborar consideravelmente para a adoção desses novos paradigmas.
Nesse sentido entende-se que contendo um planejamento estratégico, existe uma enorme capacidade de modificar a realidade, concebendo que a biblioteca possa intervir de condição executiva no processo educacional, contribuindo para a abrangência do conhecimento dentro da sociedade de informação.
...