A DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO
Por: fatimagustavo • 8/11/2017 • Monografia • 3.858 Palavras (16 Páginas) • 557 Visualizações
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
FAVENI
A DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO
MARIA DAS GRAÇAS RAMOS
CALDAS NOVAS 2017
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU[pic 1]
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
FAVENI
A DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO
MARIA DAS GRAÇAS RAMOS
Artigo cientifico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Artes.
CALDAS NOVAS
2017
A DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO
Maria das Graças Ramos
RESUMO
Nesse trabalho será tratado da Dança e sua importância para a educação, ela se refere ao desenvolvimento da criança que ainda são muito restritos, por esse motivo é que quero desenvolver este trabalho mostrando que pode existir o ensino da Dança nas Escolas sem que as crianças do sexo masculino sofram bulling, porque normalmente os pais não querem que os meninos participem dessas aulas, acreditando que isso poderá prejudicar seus filhos mais tarde. A dança é movimento, é ação e deve ser vivida intensamente, porque através dela existe a transmissão de sentimentos, comunicação, vivência corporal e emocional. O que gostaria de deixar claro nesse trabalho é que a criança precisa sentir que através da dança ele pode movimentar-se, pode expressar através de movimentos, e isso é importante para o desenvolvimento da criança.
PALAVRAS-CHAVE: Dança. Escola. Movimento.
1 INTRODUÇÃO
Para haver uma educação que envolva sentimentos e habilidades é necessário que as crianças possam desenvolver-se de maneira saudável e é através da expressão corporal que isso acontece. Por esse motivo resolvi fazer esse trabalho de conclusão de curso com o tema A Importância da Dança na Educação Infantil.
É preciso deixar claro que atividades que envolvam a dança é sem dúvida um importante meio de inserção de cultura e prazer, as crianças vão perceber que com essa atividade há uma possibilidade de brincar e não há mais gosto do que aprender brincando.
Para os estudos da Dança na Educação Infantil, ela se refere ao desenvolvimento da criança que ainda são muito restritos, por esse motivo é que quero desenvolver este trabalho mostrando que pode existir o ensino da Dança nas Escolas sem que as crianças do sexo masculino sofram bulling, porque normalmente os pais não querem que os meninos participem dessas aulas, acreditando que isso poderá prejudicar seus filhos mais tarde.
A dança é movimento, é ação e deve ser vivida intensamente, porque através dela existe a transmissão de sentimentos, comunicação, vivência corporal e emocional.
O que gostaria de deixar claro nesse trabalho é que a criança precisa sentir que através da dança ele pode movimentar-se, pode expressar através de movimentos, e isso é importante para o desenvolvimento da criança.
A Dança é representada através de gestos, expressões e movimentos corporais associados a um ritmo, sequência, costume, ritual, e pode ser considerada uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem, talvez a mais antiga delas. Independentemente de época, região ou etnia, a Dança representa, em toda a sua trajetória histórica, manifestações do estado de espírito e da cultura a que pertença, que, junto com a musicalidade, se traduz através de gestos e movimentos. (DOMINGUES FILHO, 2001)
A dança pode ser inserida em todas as fases da vida de uma criança, começando pela educação infantil, pois essa cultura pode ser desenvolvida através dos jogos, esportes, lutas e ginástica, em todos esses movimentos a dança vai estar presente. Nesse processo de desenvolvimento da criança a dança pode ser um elo e um importante caminho para a formação dessa pessoa dentro da instituição escolar.
Através da dança a criança pode melhorar sua condição física, deixar aflorar os seus sentimentos para que ele seja um ser melhor, pois a valorização dele ser dará através do conjunto, o físico e o emocional.
2 A DANÇA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO
As aulas de dança sempre são e sempre serão momentos muito esperados pelas crianças, constituindo-se em um escape para as energias acumuladas por crianças e adolescentes durante sua jornada escolar, e nesse caso especifico de nossa experiência, constata-se também que os reduzidos espaços das casas onde vivem a maioria dos alunos, contribuem para essa necessidade de liberdade.
As aulas de dança são como uma válvula de escape para as aulas tradicionais, através dessas aulas estamos tratando do corpo e da mente como um todo inseparável, integramos o conhecimento intelectual com as atividades motoras, eliminando dessa forma a dualidade corpo e mente.
Somos pessoas diferentes e os processos de formação proporcionados pela educação também são diferentes. Acredito que por meio da prática da dança criativa e educativa na escola, pode-se desenvolver outras atitudes, proporcionando aos alunos e alunas um melhor desenvolvimento com relação aos aspectos educativos, principalmente Motores, afetivos, sociais e culturais, por meio de atividades prazerosas.
Em um ambiente de autentica alegria e espontaneidade, movimentamo-nos com as crianças, inventando ou cantando as palavras que guiarão os gestos com seus diferentes ritmos e caracteres, serão o estimulo que com certeza impulsionará os movimentos. Uma canção ou uma música bem ritmada, pode servir para organizar formas no espaço que as próprias crianças podem inventar.
Quando se organiza uma dança, inventada ou não pelas crianças, devemos conhecer bem a música, as frases de que consta, as repetições, o elemento rítmico ou melódico que se sobressai, o caráter e o tempo, para não ter de mudar nenhum gesto ou movimento que não encaixe, quando realizado pelas crianças.
Vida e movimento se completam, e a dança é uma arte básica da humanidade, surgiu de forma intencional de movimentação, como uma forma de celebração de fatos importantes da vida, evoluindo de acordo com os padrões impostos em diferentes momentos históricos.
...