A Demanda da Educação
Por: rose.dmr • 31/5/2016 • Resenha • 397 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Jacareí – Pedagogia
Resenha.
Autor: Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.
O texto da autora descreve a demanda da Educação Infantil, onde é cada vez maior o número de crianças de até 6 anos que ingressam na escola, decorrente disso o mercado de trabalho está em crescimento, exigindo uma formação mais especializada dos profissionais.
As pesquisas mostram que o educador tem um papel muito grande na formação dessas crianças, logo a necessidade de aliar o cuidar com o educar acaba se tornando imprescindível, pois o professor prepara a criança para a grande demanda de conhecimentos que ela recebe ao longo de sua vida. O professor tem que planejar o trabalho que será feito com a criança, afim de explorar possibilidades, e aplicar de formas diferenciadas brincadeiras e atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento dessa criança.
A autora também ressalta que a desvalorização do profissional causa a insatisfação do docente, e em alguns casos, até a desistência do mesmo, em relação ao seu trabalho.
Ela questiona o fato de as crianças passarem mais tempo na escola do que em casa com seus familiares, logo o professor tem um olhar atento a cada mudança na rotina da criança, se tornando mais que um educador, mas um profissional com múltiplas funções, e isso faz com que esse profissional seja valorizado por toda a sua importância dentro da sociedade.
Para finalizar o texto, a autora coloca em evidencia que os professores são pessoa merecedoras de respeito, pelo grande papel exercido por ele na vida de cada criança, tendo sua função marcada pela construção do ser humano em suas mais variadas concepções.
Crítica.
A autora relata no texto a realidade vivida pelos professores, e mostra a importância desses profissionais se capacitarem cada vez mais, pois a função exercida por ele, vai além de ser educador, hoje a sociedade exigi que o professor tenha muitas funções, e que tenha um olhar mais aguçado em relação a criança, logo é de grande importância valorizar esses profissionais que tanto se dedicam para formar pessoas com senso crítico e valores que respeitem a vida como um todo.
Desta forma, conclui-se que os conceitos dialogados pela autora em forma de texto, descrevendo a Educação Infantil, a demanda de crianças e professores nessa área, a formação de professores, o cuidar junto com o educar, entre outros aspectos, se torna cada dia mais importante a valorização do educador infantil pelo grande papel exercido na sociedade.
...