A Didática na Educação
Por: Jucilene Teixeira • 11/3/2024 • Trabalho acadêmico • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 88 Visualizações
Lucas 2.7 “Então maria deu luz a seu filho primogênito, enfaixou o menino e deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”
Com a chegada de José e Maria a Belém, não conseguiram pousada em nenhum lugar. As hospedarias estavam lotadas, infelizmente devido ao recenseamento. Naquele tempo não havia maternidade ou hospital. Os partos eram realizados em casa mesmo.
José contemplou um curral e diante do cansaço, o lugar lhe parecia aconchegante. Maria estava muito exausta e sentindo dores, não percebendo os detalhes a sua volta deitou-se sobre um forro de palha, chegou a sua hora. Foi ali que o menino Jesus nasceu. Aquele foi o lugar preparado por Deus para o nascimento de seu filho.
Podemos perceber nas imagens ilustrativas da obra “Natividade, o nascimento de Jesus que Giotto di Bondone”, pintou na capela Scrovegni, Pádua Itália. Percebe-se que naquela noite um grupo de pastores que estavam nas proximidades cuidando de suas ovelhas foram visitados por anjos que anunciaram o nascimento do menino Jesus e disseram aos pastores que fossem a Belém para conhecer o bebê. Assim foram encontrar Maria, José e bebê exatamente como os anjos haviam dito. Eles adoraram o bebê e contaram a todos sobre o que tinham visto e ouvido. Enquanto isso, alguns Sábios viram uma estrela brilhante no céu. Eles sabiam que essa estrela era um sinal. Viajaram até chegar a Belém. Encontraram Jesus e o adoram. Eles trouxeram presentes preciosos.
Esse é contexto que fala a obra de Giotto. “o nascimento de jesus”. Mas além disso podemos perceber outras coisas por trás de tudo isso como as características principal do trabalho do pintor que é a identificação figura dos Santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos eram humanizados eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posições de destaque na pintura. Essa obra retrata o nascimento de Jesus e Maria.
Podemos fazer minuciosamente uma análise sobre a obra. Assentada sobre sua cama, numa posição mais elevada, de baixo da parte coberta da estrebaria, a virgem segura seu menino nos braços. Ela o observa com extrema doçura. Veste um imenso manto azul que lhe cobre todo o corpo. A cabeça traz um grande Halo dourado, o maior entre todos os símbolos de sua grandeza.
O menino está enrolado em faixas, somente a cabeça aureolada aparece.
Ao lado esquerdo de Maria está um jumento e um boi, próximo a manjedoura. José assentado sobre uma pedra à direita de Maria enquanto um anjo fala aos dois pastores sobre o nascimento de Jesus.
Na parte que fica ao centro temos cinco anjos, um anjo no meio e dois em cada lado, louvando a virgem e seu filho.
Observam a estrela que joga sete raios de luz sobre a cabeça do menino Jesus que representam os dons do espírito santo.
O estilo artístico de Giotto é conhecido por seu realismo e sua capacidade de capturar a emoção e a expressão humana em suas obras. Nesta pintura, você pode ver como o artista usou cores claras e escuras para criar profundidade e sombras no presépio.
O presépio é o centro da pintura, mas também há detalhes ao fundo que simbolizam a chegada do Messias e seu papel no mundo.
A cor da pintura é vibrante e cheia de vida. Os tons quentes das roupas e da pele dos personagens contrastam com os tons frios do céu e da noite. Os detalhes dos objetos, como as palhas da manjedoura e os animais ao fundo, foram pintados com muito realismo e detalhes.
Natividade: Nascimento de cristo de giotto Di Bondone é uma obra prima da arte renascentista italiana conhecida por seu realismo, com composição simbólica, cores vibrantes e história interessante. E uma obra que merece ser admirada e estudada por sua beleza e seus significados na história da arte.
2- Baseado na leitura dos artigos "Criatividade" e "Funções da Arte", faça a análise da obra Morro da Favela (1924) da pintora Tarsila do Amaral. Utilize elementos dos textos lidos, analisando a criatividade da artista e classificando a função primordial da obra. (2 páginas, valor 5 pontos.
Trás
...