A Diferença e Diversidade
Por: familia martins • 18/6/2019 • Resenha • 326 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Diferença e diversidade
O artigo a qual estamos estudamos trás assuntos que estão em constante discussão no meio social, como: diversidade, diferença, multicultaralismo, movimentos sociais. E todos esses assuntos voltados para âmbito educacional.
Em primeiro momento, discute sobre a diferença e diversidade na educação destacando a distinção entre ambos e salientando a importância de cada um. Para compreender melhor sobre essa temática se faz um estudo comparativo entre países, para assimilar como cada lugar reage de uma forma com esse tema. E os países escolhidos foram: França, Índia, Argentina e Brasil.
Na Índia, predomina o multiculturalismo, que significa em um mesmo um mesmo território, abrigar povos de origens culturais distintas entre si. A Índia possui um sistema educacional eficaz somente no papel, porque na realidade, priva grupos específicos ao acesso a educação, principalmente as mulheres e castas.
Na França, o multiculturalismo não é aceito de bom grado. Para a maior parte dos franceses a única cultura que deve predominar e ser aceita são a deles e na Argentina é da mesma forma, assim causando uma divisão social e intolerância.
No Brasil, o movimento negro deu inicio aos conflitos na cultura. Mas logo após vários grupos sociais se juntaram com a única exigência de direitos iguais, nesses grupos estavam os índios, feministas, homossexuais, negros, entre outros. Todas essas reinvidicações contribuíram para a melhor discussão na educação sobre: cultura, diversidade, multiculturalismo e interculturalismo.
O artigo explica que diversidade e diferença, não são as mesmas coisas, que são idéias distintas e precisam ser entendidas e analisadas nas suas particularidades. Incentiva uma pedagogia diferente que busque trabalhar com todos os tipos de grupos, respeitando e os aceitando da sua forma.
Defende uma escola que trabalhe com inclusão, que não prive o próximo só por ser “diferente”, seja por sua cor, cultura, opção sexual, deficiência física ou situação financeira. Mostrando que mesmo com suas “diferençass” pertence à sociedade merece usufruir dos direitos como todo cidadão. E um dos mais importante é o direito a Educação.
...